Benefícios do vinho para o coração - Blog Santa Augusta

Benefícios do vinho para o coração

Saborear uma taça de vinho em boa companhia e ainda harmonizar com uma refeição é sem sombra de dúvidas uma das melhores experiências que alguém pode ter. E como já diria um velho ditado: Sempre é possível melhorar. Afinal, como muitos sabem, o vinho pode trazer uma série de benefícios ao coração.

Pensando em unir o útil ao agradável, vamos te mostrar nesse artigo como o vinho age sobre a saúde cardiovascular, trazendo assim uma série de benefícios diretamente ao coração.

A correlação do vinho com a saúde do coração

As propriedades do vinho e seus impactos no organismo – principalmente nas doenças cardiovasculares foram e ainda são alvos de muitos estudos científicos.

Assim, é possível falar de modo embasado pela ciência que essa deliciosa bebida é sim capaz de prover benefícios ao coração.

Resveratrol é o segredo dos benefícios do vinho ao coração

A principal fonte dos benefícios do vinho ao coração está em uma molécula conhecida como resveratrol.

O resveratrol é na verdade um polifenol tido por cardiologistas e nutricionistas como uma substância de grande importância não apenas para a saúde do coração, mas para o bem-estar e saúde do organismo como um todo.

Presente nas sementes e cascas de uvas e consequentemente na composição de vinhos tintos, o resveratrol atua de maneira direta na redução da quantidade de gorduras de baixa densidade, popularmente conhecida como colesterol LDL (ou colesterol ruim) e atua de modo a aumentar os níveis de colesterol de alta densidade, também conhecido como colesterol HDL (ou colesterol bom).

Por ter uma atuação direta sobre as lipoproteínas do organismo, o resveratrol e consequentemente o vinho é capaz de impedir a formação de placas de gorduras nas artérias e demais vasos sanguíneos, melhorando a elasticidade e potencializando o funcionamento positivo do sistema cardiovascular como um todo.

Essa ação evita infartos, entupimento das artérias e demais doenças graves que estão diretamente relacionadas ao coração.

Quanto ingerir de vinho para proteger o coração?

Quando se fala nos benefícios do vinho ao coração, uma dúvida muito comum tende a surgir: Afinal, quanto beber para obter esses efeitos benéficos?

Uma pesquisa divulgada pela American Heart Association demonstrou que pequenas doses diárias de vinho – cerca de um cálice de 200 ml já é o suficiente para se ter bons impactos positivos à saúde do coração.

O consumo diário dessa quantidade de vinho é capaz de reduzir em até 30% o risco de ocorrência de infarto e outros problemas cardíacos.

Quais vinhos escolher para proteger seu coração?

Outra dúvida muito comum com relação aos benefícios do vinho ao coração é qual tipo da bebida consumir?

Embora o vinho branco possua boa quantidade de antioxidantes é o vinho tinto que se destaca quando o assunto é benefício ao coração. Isso por conta de sua maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas para a fabricação da bebida.

É válido ressaltar que os benefícios são diferentes de acordo com qualidade ou variedade do vinho. Por exemplo, opções com açúcar adicionado ou de baixa qualidade não trazem impactos positivos à saúde, uma vez que o açúcar em excesso é prejudicial à saúde.

Assim, escolher bons rótulos são fundamentais quando se busca unir vinho à saúde do coração.

Outros benefícios do vinho à saúde

Embora o vinho esteja intimamente ligado à saúde do coração, a bebida também é conhecida por conferir uma série de outros benefícios aos seus consumidores. Entre os principais podemos elencar:

  •       Diminui o risco de desenvolvimento de diabetes;
  •       Previne o surgimento de patologias neurológicas como Mal de Alzheimer, Parkinson ou demência;
  •       Alivia os sintomas de estresse e depressão;
  •       Previne o surgimento e desenvolvimento de células tumorais, evitando o surgimento de diferentes tipos de câncer.

Desde que consumido com moderação, um vinho de qualidade é capaz de prover uma série efeitos positivos não apenas ao coração, mas como à saúde de maneira geral.

Depois de descobrir que o vinho realmente é capaz de prover benefícios à saúde, que tal manter seu coração saudável da melhor forma possível que é apreciando um bom rótulo?

Para isso basta ir até a nossa boutique online e aproveitar nossa promoção de Outubro. Com os rótulos da Santa Augusta você aprecia bons vinhos e ainda cuida do seu coração.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receba nossas últimas notícias e ofertas especiais direto no seu email.

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra