Chocolates, Vinhos e Espumantes Santa Augusta, uma explosão de sabores

A melhor sensação que existe é chegar em casa, deitar no sofá, abrir um livro e encher uma taça de seu vinho favorito. Mas isso pode ficar ainda melhor quando adicionamos chocolates à essa combinação.

Seja um vinho tinto, branco ou ainda espumantes, sempre existe uma combinação ideal para um chocolate gostoso. A harmonização entre vinhos, espumantes e chocolates é perfeita, e uma maneira deliciosa de aproveitar os bons momentos.

 

Harmonização entre chocolates, vinhos e espumantes

Amado por quase todas as pessoas, o chocolate é praticamente unanimidade entre os brasileiros. Um dos doces mais vendidos em lojas e supermercados Brasil afora, o chocolate possui um encanto diferente.

Nutritivo e extremamente saboroso, o chocolate faz a alegria de pessoas de todas as idades. Rico em gorduras, esteróis, polifenóis e antioxidantes, o chocolate traz importantes benefícios à saúde humana. A sensação de bem-estar, a redução de estresse, o alívio das dores, e a melhora do fluxo arterial são alguns deles.

Além disso, o chocolate é um alimento extremamente democrático. Ele pode ser consumido em barra, líquido ou ainda em forma de bombons. O chocolate também está presente em muitas sobremesas, sendo o principal ingrediente de diversas receitas de bolos, tortas e sorvetes.

É o presente perfeito para pessoas com os mais variados gostos. E se você adicionar ao mimo uma garrafa de vinho, então, aí fica tudo melhor. Isso porque, existe uma harmonização perfeita entre chocolates e vinhos.

Uma das harmonizações mais clássicas entre vinho e chocolate se dá justamente pelas características da bebida. O vinho é uma bebida mais encorpada que mantém o açúcar natural da fruta em seu processo de fermentação.

A combinação entre vinhos e espumantes e outros alimentos ocorre a partir da harmonização por semelhança. Para isso, elementos parecidos do vinho e do outro alimento são utilizados para fazer a combinação.

Para a harmonização por semelhança, são utilizadas basicamente quatro regras. São elas:

  1. Alimentos e vinhos aromáticos harmonizam entre si;
  2. Alimentos com persistência no paladar devem combinar conjuntamente à persistência do vinho;
  3. Pratos doces acompanham vinhos igualmente mais doces;
  4. Alimentos mais estruturados demandam vinhos mais estruturados também.

No caso do chocolate, é possível utilizar elementos do produto com outros iguais encontrados na bebida. Sendo assim, a sugestão é harmonizar um vinho mais adocicado com uma sobremesa igualmente doce.

Desta maneira, é possível encontrar uma combinação, uma harmonia e um equilíbrio entre os produtos.

 

Sabores e sensações com os produtos da Vinícola Santa Augusta

A harmonização entre chocolate e vinhos ou chocolate e espumantes é uma experiência única. A combinação de sabores provoca sensações inexplicáveis de bem-estar e aconchego.

Uma experiência sensorial em harmonizar o seu chocolate favorito com um dos vinhos e espumantes da Vinícola Santa Augusta. Portanto, a partir de agora, vamos dar algumas dicas e sugestões a você, leitor, que deseja saber mais sobre essa deliciosa harmonização.

 

Chocolate meio amargo

A combinação ideal do chocolate meio amargo são vinhos encorpados, como é o caso da uva Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, entre outras. Para alcançar uma experiência mais sensorial desta harmonização, é indicado utilizar bebidas intensas e com aromas complexos.

Na Vinícola Santa Augusta temos o Vinho Tinto FENICE Merlot elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, por vinhedos parceiros de São Joaquim,  com vinificação em tanques de inox com controle de temperatura em todas as etapas de produção e em estágios em barricas de carvalho francês e americanos por 24 meses. Este é um vinho fino e agradável com aromas intensos de frutas negras, assim como notas de evolução que remetem ao carvalho, chocolate, coco, café, tabaco e especiarias como a pimenta preta, cardamomo, noz moscada, com notas mentoladas e frescas. É um vinho elegante, equilibrado e com boa acidez.

O Vinho FENICE Gran Corte é vinificado em tinto em tanques de inox com controle de temperatura em todas as etapas de produção com estágio em barricas de carvalho francês por 24 meses.  Ele possui um aspecto límpido e brilhante, com coloração rubi intenso com reflexo violáceos. É um vinho fino e agradável, com aromas intensos e notas mentoladas que remetem a variedade Petit Verdot, assim como notas de couro, café, caramelo, tabaco e toque de especiarias como anis, cravo, pimenta preta, bem como compota de frutas negras. Possui boa presença de acidez, é harmônico e elegante, aporta grande estrutura com taninos macios e longa persistência em boca.

Já o vinho tinto Cabernet Sauvignon/Merlot Tapera é jovem, com aromas frescos e elegantes. Elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon (70%) e Merlot (30%), cuidadosamente selecionadas, com leve passagem por barrica.

 

Chocolate ao leite

Já o chocolate ao leite deve ser harmonizado com vinhos tintos leves, como o Pinot noir  ou licorosos.

Para começar, apresentamos o delicioso vinho branco Licoroso Passito da Vinícola Santa Augusta. Uma das grandes surpresas da Santa Augusta, a fabricação deste vinho segue o rigoroso método italiano de passificação de uvas.

A passificação dá mais sabor à bebida, e ocorre quando os cachos atingem uma maturação satisfatória. Então, eles são cuidadosamente envelopados e protegidos do ataque de insetos. Os cachos sofrem, então, uma torção no pedúnculo a fim de interromper a passagem da seiva.

A partir de então, eles são deixados no vinhedo até as bagas desidratarem e concentrarem naturalmente o açúcar. Após passificar, são colhidas manualmente, prensadas e vinificadas. Todo este cuidado na elaboração deste vinho faz com que ele seja especial. Sua produção é limitada e engarrafada em embalagens  únicas de 200 ml.

O vinho tinto Fenice Merlot da Santa Augusta é a pedida mais que perfeita. Elaborado a partir de uvas selecionadas, provenientes de vinhedos de São Joaquim, em Santa Catarina. A vinificação acontece em tanques de inox com controle de temperatura em todas as etapas de produção. Estágio em barricas de carvalho francês e americano por 24 meses.

 

Chocolate branco

E é claro que não poderia faltar o maravilhoso chocolate branco para compor a nossa lista de sugestões de harmonização. O chocolate branco harmoniza com vinhos brancos com grande intensidade aromática.

Este é o caso do vinho licoroso e espumante Moscatel Tapera, de aroma intenso de frutas tropicais. Segunda fermentação em autoclaves com temperatura controlada em 11 °C.

Além dele, o espumante Moscatel Rosé Tapera é outra sugestão incrível para combinar com o chocolate branco. Este é um vinho espumante jovem com aromas frescos e elegantes, de uma série definida por sua personalidade, estilo e expressão pura. Esta bebida é elaborada a partir das uvas Moscato Bianco (95%) e Malbec (5%).

 

Outras sobremesas

Mas é impossível falar em chocolates e não citar outras sobremesas, como trufas e colombas.

A trufa é um doce que apresenta mais cremosidade e, consequentemente, mais gordura também. Alimentos mais gordurosos harmonizam bem com espumantes e, neste caso, sugerimos o Demi Sec ou Moscatel.

A perlage e acidez do espumante ajudam a limpar o paladar e tirar a sensação de gordura que a trufa apresenta na boca. A nossa primeira indicação é o espumante Moscatel Vinícola Santa Augusta.

Este espumante é elaborado com a variedade Moscato Giallo (100%). A bebida tem a sua elaboração por fermentação em autoclaves com temperatura controlada em 12º C. Espumante delicado e elegante, aromas frutados intensos, com notas de papaia, pêssego, casca de tangerina e florais.

Outra sugestão é o espumante Moscatel Tapera, de aroma intenso de frutas tropicais e notas florais, como flor de laranjeira e capim limão. Segunda fermentação em autoclaves com temperatura controlada em 11 °C.

E, finalmente, o espumante Demi-Sec Rosé Tapera, que apresenta toda a delicadeza do terroir expressada em vinhos jovens. De aroma intenso de frutas do bosque, morango, mirtilo e framboesa, bem como notas florais e mentolada. A segunda fermentação também acontece em autoclaves com temperatura controlada em 11 °C.

Já a colomba, doce típico das festividades de páscoa, também é uma ótima sobremesa para ser acompanhada com vinho. A dica aqui são os vinhos Passito e Moscatel, de aromas amadeirados, nuance de frutas secas e especiarias.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a bebida não deve anular a doçura da colomba. Ao invés disso, o vinho é usado para equilibrar com os aromas de frutas secas e especiarias do vinho licoroso Passito.

 

Conhecer para harmonizar

Você percebeu como é importante conhecer um pouco mais sobre os tipos de chocolates e sua harmonização com vinhos e espumantes? Agora, com mais informação, e a partir das sugestões que demos, você fica mais confortável para fazer a sua combinação preferida.

Tanto o chocolate quanto o vinho ou o espumante devem ser apreciados na sua essência e degustados com muito mais qualidade. E para que isso ocorra, é fundamental conhecer mais sobre as características de cada um deles.

E como é bom falar sobre harmonização entre chocolate e vinhos e espumantes. Mas sabe o que é ainda melhor? Provar agora mesmo um delicioso chocolate acompanhado de um maravilhoso vinho ou espumante da Vinícola Santa Augusta.

 

Conheça um pouco mais sobre nossos produtos e linhas especiais, e adquira já a sua bebida favorita. Comece agora mesmo a fazer harmonizações incríveis com chocolates e vinhos e espumantes.

Compartilhe

plugins premium WordPress