Como montar sua primeira adega - Blog da Santa Augusta

Como montar sua primeira adega

Como muitos sabem, o vinho é uma das bebidas que mais se popularizaram em todo o mundo, sendo de grande importância para a economia de muitos países, inclusive. Toda a sua produção, desde o processo de cultivo das uvas até a distribuição final da bebida é algo que exige bastante cuidado. 

Além de toda essa preocupação, a forma de acondicionar as garrafas também é importante, por isso, um bom apreciador de vinhos, precisa de uma adega, afinal, um local adequado é fundamental para preservação das características do vinho. A boa notícia, é que uma boa adega, não fica reservada somente às vinícolas, sendo totalmente possível ter um ambiente dessa natureza no conforto de sua casa.

Se você deseja montar sua primeira adega, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Daremos dicas importante para te ajudar nesse processo, durante o conteúdo a seguir. Não deixe de conferir.

O importante papel da adega

Uma adega, nada mais do que um ambiente controlado do ponto de vista climático, perfeito e adequado para armazenar os mais diversos tipos de vinho, como o simples objetivo de garantir que suas características serão mantidas de modo eficaz até o momento de sua degustação.

Umidade, incidência de luz e a vibração são fatores que além da temperatura podem afetar negativamente a qualidade dos vinhos, e podem ser facilmente controlados com uma adega.

Dicas de como montar sua primeira adega

O principal ponto quanto a montagem de sua primeira adega, é o tamanho. Pode ser, tanto um pequeno armário, no canto da sala ou até mesmo, ocupar um cômodo inteiro. Isso, depende do espaço disponível, e do seu entusiasmo para reservar, colecionar e claro, apreciar exemplares.

Tendo isso em mente, é hora de seguirmos para as principais dicas para montar sua primeira adega.

Luminosidade e temperatura

Luminosidade e temperatura são os primeiros fatores a serem pensados na hora de montar sua primeira adega. Por isso, o local que vai receber ou acomodar a adega deve atender esses requisitos.

Levando em conta esse cenário, é muito comum que adegas grandes, sejam montadas no porão, ambiente que normalmente, é parcialmente apropriado para essa finalidade, uma vez que é mais escuro e com temperatura mais amena.

A temperatura ideal para a conservação de vários tipos fica na faixa de 14ºC a 16ºC. No entanto, características de vinhos brancos e espumantes são preservadas em clima um pouco mais frio, variando entre 8ºC e 12ºC.

Umidade também é importante

Depois de descobrir quais são as faixas ideais de temperatura, manter um controle de umidade também é importante.

A umidade de uma adega deve ser mantida entre 70% no mínimo e 80% no máximo. Abaixo dessa faixa, as rolhas correm o risco de ressecar, o que permitirá a entrada de oxigênio na garrafa, afetando as propriedades da bebida.

Já umidade acima dos 80%, facilita o surgimento de fungos, que acabam por inviabilizar a degustação.

A umidade de uma adega, assim como a temperatura podem ser facilmente controlados com equipamentos próprios para essa finalidade.

Utensílios para vinhos

Tão importante quanto controlar o ambiente, é ter à disposição utensílios adequados para apreciação do vinho.

Saca-rolhas, taças adequadas, decanters, corta-gotas, aeradores e termômetros, são utensílios indispensáveis para quem aprecia vinhos e deseja montar sua adega em casa.

Escolha seus vinhos preferidos

E por fim, é preciso lembrar que não existe uma adega sem vinhos. Ao montar sua primeira adega, você deve ter sempre à disposição aqueles que são seus vinhos preferidos.

Caso você queira ter uma adega para receber convidados, é importante pensar em uma distribuição proporcional, com maior quantidade de vinhos tintos, alguns exemplares brancos em média quantidade e alguns exemplares de rosé e espumante como complementos.

Adega climatizada pode ser uma opção

Infelizmente, não são todos os apreciadores de vinho que dispõem de espaço para montar uma adega. Por isso, adquirir uma adega climatizada pode ser uma boa opção. Disponível em diversos tamanhos e modelos, ela pode ser uma ótima escolha, além de satisfazer diferentes projetos.

Depois de pegar algumas dicas importantes para montar sua primeira adega, que tal pensar nas opções para abastecê-la? Conheça as opções de vinhos e espumantes que temos à disposição para você, clicando aqui!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra