O vinho é uma bebida versátil. Todas as variedades existentes, fazem com que essa bebida atenda às necessidades e particularidades de cada pessoa e se encaixe em um momento especial.
Os vinhos harmonizam perfeitamente com celebrações como casamentos e aniversários, mas também são ótimas companhias de reuniões com amigos, ou na leitura de um livro com a casa silenciosa.
E para os apreciadores dessa bebida milenar e que tem importante papel cultural, separamos uma série com 7 curiosidades sobre esse universo fascinante, confira:
1. Envelhecer x Amadurecer
Alguns ditados populares como: “igual vinho, quanto mais velho melhor”, fazem as pessoas confundirem as terminologias e acharem que o envelhecer e amadurecer de um vinho, significam a mesma coisa, quando na realidade são processos diferentes.
O amadurecimento de um vinho se dá quando ele ainda se encontra nos barris de carvalho ou nas cubas de aço inoxidável e envelhecem apenas quando estão dentro das garrafas.
É importante ressaltar que apesar do dito popular, nem todo vinho fica melhor com o tempo. Grande parte dos vinhos brancos, por exemplo, é produzida para ser consumida em até 3 anos e os tintos devem ser consumidos em 5 anos.
Os que devem envelhecer são grandes rótulos cujo processo de produção e amadurecimento foram detalhistas e voltados a esse foco, estima-se que hoje apenas 5% da produção mundial tem essa característica.
2. Quantas uvas são necessárias para produzir um vinho?
Geralmente as garrafas de vinho são de 750 mL e a quantidade de uvas utilizadas na produção de apenas uma delas é variável, alguns estudiosos falam em 140 grãos, mas tem quem acredite que são pouco mais de mil. Porém o que dita de fato a quantidade, é o processo de fermentação.
Uvas grandes e cheinhas, geram mais líquido, leveza ou acidez enquanto as uvas apassitadas são mais cheias de açúcar natural e produzem menos vinho, precisando de uma quantidade maior da fruta.
Um vinho tranquilo, comum e de produção natural utiliza cerca de 300 grãos de uva por garrafa. Um hectare de videiras tem mais ou menos 1.200.000 bagos de uva e produz cerca de 33 barris de vinho.
3. Vinho brancos e rosés também levam uvas tintas
Isso ocorre porque a coloração do vinho é definida pela extração de pigmentos presentes na casca da uva, que ficam de fora do processo de fermentação no caso dos vinhos brancos, no caso dos rosés se mantém o contato por pouco tempo, para a coloração ficar mais suave e rosada.
4. Champagne, apenas na França
Geralmente as pessoas denominam o espumante como Champagne, porém só pode receber essa nomenclatura dependendo da região onde foi produzido. Devido à lei de Denominação de Origem Protegida (DOP) na Europa, os espumantes feitos fora da região de Champagne na França, só podem ser denominados espumantes.
5. O formato da taça tem um motivo
A taça correta para o consumo de vinho é aquela cuja curvatura vai fechando mas na boca e o motivo disso é porque dessa forma, ela retém os aromas da bebida, bem como manter a temperatura Vale ressaltar que a maneira correta de segurar a taça é pela base ou pé da taça, jamais pela cúpula, para que o calor das mãos não esquente o vinho.
6. Vinho e comida são uma ótima combinação
A harmonização de vinhos com comida, é uma arte. Em grandes restaurantes é comum que a carta de vinhos quando apresentada, venha acompanhada de uma dica especial do sommelier que indica o vinho ideal para os pratos do dia.
Comida e vinho juntas produzem sinergia e transformam os dois sabores em um terceiro. Além disso, o vinho é capaz de limpar as papilas gustativas, proporcionando que as pessoas percebam todos os gostos da comida a cada garfada.
7. Vinhos e saúde
Não é de hoje que os profissionais da saúde, indicam a ingestão de vinho, de forma moderada como uma excelente aliada da saúde. Temos no vinho, o resveratrol, por exemplo, um polifenol que age impedindo a oxidação das células as mantendo saudáveis.
Entre suas características, ele é antioxidante, anticarcinogênica, anti viral, protetora e neuroprotetora, anti-inflamatória e fitoestrogênica. Ele também contribui para a saúde da pele, melhorando a aparência e prevenindo o envelhecimento precoce.
Gostou de saber um pouco mais sobre o universo dos vinhos? Aproveite e conheça melhor a Vinícola Santa Augusta, nossa história e nossos produtos. Estamos com uma promoção imperdível de combos, acesse e escolha o seu preferido!