Descubra os segredos da harmonização de ostras e espumantes

Como é bom aproveitar os momentos marcantes e guardá-los na memória, compartilhando emoções com pessoas queridas. Um jantar entre amigos ou um almoço em família requintado pode ser acompanhado de ostras e espumantes.

Para algumas pessoas, preparar uma refeição de alta gastronomia pode ser um grande desafio. Mas com algumas dicas de harmonização, como ostras e espumantes, por exemplo, o sucesso é garantido.

Os segredos da harmonização de ostras e espumantes

Já falamos aqui em nosso blog inúmeras vezes sobre combinações e harmonizações entre vinhos e refeições. Cada uma delas é perfeita para uma ocasião específica, de um jantar romântico a dois a um encontro entre amigos.

E hoje chegou a vez de falarmos sobre a harmonização de ostras e espumantes, e os segredos dessa combinação tão perfeita. Lembrando que além de ostras e espumantes, frutos do mar também são sugeridos para acompanhar a bebida.

Além das ostras, outros moluscos entram na lista de excelentes harmonizações, como polvo, lula e vieira. Peixes, como sardinha e salmão, e crustáceos, como camarão e lagosta, também são ótimas pedidas.

Vinhos brancos e espumantes são as bebidas mais recomendadas para acompanhar estes pratos. Aroma, frescor e uma boa dose de acidez faz com que essas bebidas se tornem as preferências de chefs e dos consumidores.

Mas por que vinhos brancos e principalmente os espumantes possuem um apelo tão grande para harmonizar estes pratos? Quais os segredos que envolvem esta combinação tão clássica e perfeita?

A resposta está em pelo menos três características que fazem desta harmonização tão prazerosa. São elas:

  • Sabor umami
  • Processo de salivação
  • Charme e requinte

Para explicar melhor a relação entre estes alimentos e bebidas, a partir destes aspectos, vamos analisar um a um. Depois, você já pode escolher qual vai ser o prato escolhido para harmonizar com o seu espumante favorito.

Sabor umami

Você já ouviu falar no umami? Traduzido do idioma japonês, umami significa “delicioso”, ou “saboroso”. O umami é cientificamente reconhecido como o quinto sabor, ou gosto, do paladar humano.

Ao lado do salgado, doce, amargo e azedo, o umami é reconhecido desde o ano 2000, como o quinto gosto. O estudo para esta afirmativa de um grupo de pesquisadores da Universidade de Miami foi publicado na revista Nature Neuroscience.

E o que o umami tem a ver com ostras e espumantes, ou ainda com outros frutos do mar? Simplesmente o fato de todos eles possuírem as propriedades características do sabor em sua composição.

Basicamente, o sabor umami é encontrado a partir da combinação de elementos como o glutamato e o inosinato. Alimentos ricos nestas substâncias possuem o gosto umami potencializado. São os casos de:

  • Ostras;
  • Camarões;
  • Peixe bonito;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Algas marinhas, como Kombu e Nori.

Portanto, uma das peculiaridades que aproximam ostras e espumantes é o fato de ambos pertencerem à família do sabor umami. Portanto, este seria o primeiro responsável pela harmonização de ostras e espumantes funcionar tão bem.

De acordo com o Departamento de Ciência da Comida da Universidade de Copenhagen, este é o segredo da harmonização. Segundo os pesquisadores dinamarqueses, as células musculares das ostras contém o gosto umami.

Já no caso dos espumantes, um dos aminoácidos presentes na uva e no vinho é o ácido glutâmico. Os processos de vinificação e envelhecimento da bebida favorecem a produção de aminoácidos, contribuindo para o aumento de componentes umami.

Além deles, carnes e legumes também são reconhecidos por pertencerem ao grupo de alimentos do sabor umami. Carne suína e frango têm altos níveis de glutamato e o inosinato em sua composição.

Entre os legumes, tomate, ervilha, milho e batata são alguns dos alimentos mais comuns entre os de sabor umami. Na família de cogumelos encontramos o Shitake seco e o Shimeji com alto teor de glutamato e guanilato.

Processo de salivação

Como ostras e frutos do mar são alimentos suculentos, é normal termos a famosa sensação de água na boca. A suculência do alimento promove a salivação, e o espumante contribui para o seu aumento.

As borbulhas de gás carbônico do espumante, também chamadas de perlage, são as responsáveis por gerar saliva na boca. Este processo é ótimo para se apreciar ainda mais o sabor das ostras, já que as papilas gustativas ficam limpas.

Com o paladar limpo e a acidez equilibrada, a tradição de apreciar ostras e espumantes fica ainda mais prazerosa.

Charme e requinte

Por fim, mas não menos importante, vale destacar o potencial cultural e refinado da harmonização de ostras e espumantes. O início desta combinação é datado ainda no século 16, na Europa.

Depois de conquistar todo o continente, a combinação invadiu os mares e alcançou todas as partes do mundo. Atualmente, nos mais belos e requintados restaurantes do planeta você encontra possibilidades para esta harmonização.

Dos palácios europeus para as casas de alta gastronomia, a combinação chegou no Brasil e em outros lugares do mundo. A harmonização de ostras e espumantes arrebata os corações de quem aprecia uma deliciosa noite repleta de elegância.

Sendo assim, este é mais um segredo que faz a combinação de ostras e espumantes ser tão perfeita e querida por todos. Caso a sua preferência seja por outros frutos do mar, esta bebida se encaixa perfeitamente nos pratos mais elaborados com estes ingredientes.

Indicações Santa Augusta para harmonizar ostras espumantes

A Vinícola Santa Augusta reconhece o poder da harmonização de ostras e espumantes. Tanto para restaurantes, quanto para preparar a refeição em casa, temos as melhores bebidas e indicações de combinação para você.

Começando pelas ostras, este alimento fica perfeito quando acompanhado do Espumante Brut Branco Santa Augusta. A linha Santa Augusta demonstra a expressão do terroir da altitude Catarinense. Qualidade riqueza aromática, elegância e estrutura exprimem a personalidade desta bebida.

Elaborado com a variedade Pinot noir 30% e Chardonnay 70%, vinho base  é preparado com temperatura controlada em 12º C. Segunda fermentação através do método tradicional, onde ocorre dentro da própria garrafa. Sua maturação ocorre na permanência do espumante por 8 meses sobre as leveduras, o que lhe confere cremosidade, elegância e fineza.

Além das ostras, esta bebida é perfeita para harmonizar com outros pratos, especialmente da culinária japonesa e oriental. Feijoada, churrasco, aperitivos, peixes, crustáceos, massas e risotos também são ótimas opções.

Outro destaque da Vinícola Santa Augusta é o Espumante Rosé Brut Tapera. Vinhos jovens, frescos e elegantes que expressam a delicadeza do terroir. Aroma intenso de frutas tropicais, como papaia e pêssego, bem como notas florais, de flor de laranjeira e capim limão.

Vinho base mantido sobre as borras finas por 6 meses para ganho de volume. Segunda fermentação em autoclaves com temperatura controlada em 11 °C. Muito gastronômico, é a bebida perfeita para entradas como brusquetas e petiscos, além de pratos com mais acidez como frutos do mar.

Indicamos ainda o Espumante Nature Sur Lie Fenice. O processo Sur Lie possibilita uma maturação contínua e pelo tempo desejado pelo consumidor antes da abertura da garrafa. Um espumante único, perfeito para harmonizações culinárias.

Além das ostras, este espumante é a combinação ideal de peixes, frutos do mar e carnes brancas. Antepastos, massas com molhos cremosos à base de leite e queijos de média maturação também ficam muito saborosos.

E além das ostras, citamos ainda vinhos espumantes que podem harmonizar com outros frutos do mar. É o caso do Espumante Branco Brut Tapera, de composição: 85% Prosecco e 15% Chardonnay.

Temos também o Espumante Brut Tradicional Santa Augusta, um espumante com untuosidade, muito estruturado e complexo.

E ainda o Espumante Champenoise Fenice, elaborado a partir das uvas 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, através do método tradicional, com maturação de 36 meses na cave antes do degorgement.

Todos eles harmonizam perfeitamente com os mais variados pratos elaborados com frutos do mar. Risotos e massas preparados com peixes, crustáceos e moluscos vão dar água na boca.

Como agora você descobriu um pouco mais sobre harmonização de ostras e espumantes, que tal saber um pouco sobre o assunto? Aproveite para ler mais conteúdos, e conhecer outras informações sobre a harmonização da bebida com frutos do mar. Aproveite também para acompanhar nosso curso para degustadores iniciantes.

Compartilhe

plugins premium WordPress