Enólogo: o cientista dos vinhos

Um profissional fundamental dentro de uma vinícola. O enólogo tem um dos papéis mais importantes na produção de vinho, participando de quase todo o processo.

O que é um enólogo?

Pode-se dizer que o enólogo é um especialista em vinhos, e muito mais que isso: o cientista dos vinhos.

É a ele que todo amante de um bom vinho deve agradecer quando se possui um rótulo de ótima qualidade na mesa. Por isso podemos – e devemos – todos os anos, o dia do enólogo, que acontece em outubro.

Analisando a raíz da palavra, que tem origem no grego, temos: eno (vinho) + logia (estudo, ciência).  Sendo assim, numa tradução livre e contextualizada, a melhor conceituação para o termo é: o especialista em vinho.

O enólogo não é apenas um degustador, um sommelier, ou simplesmente um amante da bebida. Ele é o responsável por diversos estudos sobre a uva e o vinho, além de elaborar a bebida.

Este profissional participa ativamente de todo o processo de produção do vinho, da plantação da uva à comercialização.  A extensão de sua atuação envolve desde as análises de solo onde as vinhas serão cultivadas até a comercialização dos lotes.

Ele tem o conhecimento em diversas especialidades, e possui funções estratégicas em uma vinícola ou uma propriedade produtora de vinho.

Entre suas funções, estão:

  • Escolher o terroir indicado para a uva certa;
  • Analisar o solo e indicar quais as condições e períodos ideais para o plantio;
  • Analisar tecnicamente o processo de fermentação, vinificação, engarrafamento e conservação da bebida;
  • Definir qual o melhor momento para a distribuição do vinho e supervisionar a sua conservação.

Ou seja, é ele quem planeja, supervisiona e coordena toda a produção de vinhos, do início, no plantio, ao fim.  Além disso, ele é perito na elaboração vinhos e espumantes, além de ter o conhecimento para criar novos vinhos.

A importância do enólogo na vinícola

O enólogo possui um papel fundamental nas vinícolas e demais empreendimentos de fabricação de vinhos.

Sua atuação é indispensável, já que ele determina, entre outras coisas, o controle de qualidade das produções. O enólogo é o responsável pelos processos técnicos de vinícolas: coordenação, supervisão e execução.

Sua importância é tão marcante que em muitos casos, o nome deste profissional é registrado nos rótulos das bebidas. Sua participação vai muito além das funções que estão diretamente ligadas à produção,  como plantio e vinificação.

Sua atuação é fundamental também em atividades, como:

  • Estabilização e envelhecimento do vinho;
  • Análises químicas e sensoriais da bebida;
  • Conhecimentos sobre viticultura;
  • Marketing do vinho, perfil do público e comunicação assertiva;
  • Vendas.

Ou seja, sua atuação não se resume apenas às práticas que tenham relação direta com a uva ou com o vinho.

Ao contrário, outras atividades, incluindo as externas, também fazem parte do rol de funções do profissional. É o enólogo quem garante a qualidade, a padronização e a excelência de um rótulo, até chegar à mesa do consumidor.

Ele precisa conhecer diversos outros aspectos que fazem um empreendimento de vinhos ser lucrativo e reconhecido pelo público.

O conhecimento deste profissional é adquirido tanto por estudos acadêmicos, quanto por experiência. O enólogo é um profissional com formação em ensino superior ou tecnológica, em cursos da área.

O diploma vem após um período de quatro a cinco anos de profunda dedicação aos estudos e à prática. Entre as disciplinas da graduação, está o entendimento sobre a ciência e a tecnologia relacionadas ao vinho.

São tratados assuntos que envolvem a produção, a microbiologia e a química da bebida, além da engenharia da adega. No curso, o estudante adquire também profunda compreensão acerca do processo de produção de uvas.

O estudo engloba conhecimentos sobre quais fatores afetam a qualidade da fruta para a produção do vinho. O enólogo também estuda as metodologias mais modernas e adequadas para o cultivo e colheita das uvas.

E, por meio do estudo de avaliações sensoriais, compreende as teorias relacionadas à qualidade e aos estilos de vinhos existentes.

É possível ainda que profissionais de áreas correlatas, como agronomia e biologia, possuam curso de pós-graduação em enologia. Entretanto, muito além da formação, quanto maior a experiência deste profissional, mais eficiência ele possui.

Assim como em qualquer outra área de atuação, o profissional de enologia torna-se mais capaz conforme sua experiência aumenta.

  • Nada mais simbólico que dizer que o enólogo é como o vinho: fica mais sensível e preciso com o passar do tempo.

Homenagem da Santa Augusta aos nossos enólogos

E é claro que não poderíamos deixar de parabenizar e saudar a todos os enólogos do Brasil, em comemoração ao seu dia. A data celebra uma querida e estimada profissão, especialmente para os amantes do vinho.

Sendo assim, queremos também deixar nossas congratulações aos nossos profissionais, que fazem a diferença em nossa empresa.

Em nome deste profissional, nos lembramos de todos aqueles que fazem dos nossos dias mais harmoniosos e saborosos.

Deixamos aqui nossa mais alta estima a cada enólogo deste imenso Brasil, em especial o Enologo da Vinicola Santa Augusta, Luiz Filipe Farias, que trabalha com paixão para garantir qualidade em nossas mesas.

Comemore conosco esse belo momento, desfrutando de nossos produtos de altíssima qualidade. Conheça nossas linhas:, FENICE Maestria, Santa Augusta e Tapera, e apaixone-se imediatamente.

Trabalhamos com atendimento especializado e personalizado, e entregamos nossos produtos com total segurança para todo o Brasil.

Elegância e sofisticação do terroir de mais de 1000m de altitude, localizado em Videira-SC, a capital da uva e do espumante. Nossos vinhedos propiciam a melhor experiência ao consumidor, graças à estimada altitude catarinense.

As quatro estações bem definidas proporcionam o vinho da melhor qualidade: invernos frios e chuvosos, e verões quentes e ensolarados. A personalidade da Vinícola Santa Augusta apresenta as condições ideais para o desenvolvimento de grandes vinhos e espumantes.

Possuímos vinhos tintos, rosé, brancos e espumantes das mais variadas castas, como chardonnay, sauvignon blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Pinot noir entre outras.  Acesse o nosso site e conheça a nossa variedade de vinhos e espumantes, de alta qualidade e procedência.

Aproveite para celebrar o dia do enólogo todos os dias ao melhor estilo, conhecendo nossos produtos.

Compartilhe

Receba nossas últimas notícias e ofertas especiais direto no seu email.

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra