Enoturismo: uma modalidade de passeios com encantos entre vinhedos e taças

Enoturismo: uma modalidade de passeios com encantos entre vinhedos e taças

Quando se elege um local para viajar, normalmente se tem um objetivo por trás da escolha. Seja a praia, a serra, a neve, ou o sol. As motivações são inúmeras e variam de pessoa para pessoa. Entre estas existem os turistas que norteiam suas escolhas através de uma taça de vinho, ou várias taças.

O vinho, enquanto produto turístico é parte da história, da arte e da gastronomia, podendo ser considerado um bem da cultura de um povo. No mundo inteiro onde existe produção de uvas e de vinhos, existe turismo ligado a isso.

Enoturismo

Assim, o Enoturismo é o desenvolvimento de atividades turísticas dedicadas à descoberta e desfrute dos vinhos e vinhedos da região onde ocorre a sua produção. Sem levar em consideração uma época específica para realizar os passeios, pois na vindima se convive com as uvas em sua fase de maturação, no outono os tons avermelhados das folhas da videira enchem os olhos, na primavera é a exuberância verde com diferentes tons, e no inverno é o aconchego nas taças e nas paisagens bucólicas das videiras sem folhas.

Alguns locais são históricos e emblemáticos quanto a produção, é o caso da França, Itália, Portugal e Espanha, com seus vinhedos ornados por castelos e paisagens incríveis. Outros são inusitados como a Austrália e a Nova Zelândia onde o clima árido e seco empresta outro tipo de paisagem pitoresca e sensacional.

América do Norte

Na américa do norte, principalmente na Califórnia o visual dos vinhedos nos transporta em um tapete verde até provavelmente as vinícolas mais preparadas para receber os turistas, mesmo que de forma pragmática e americana.

Quando pensamos em vinhos da Califórnia, o primeiro local que nos vem à mente é Napa Valley, pela fama que adquiriu após duas vinícolas locais ganharem prêmios em 1976 no Julgamento de Paris. Porém existem inúmeras regiões espalhadas pela Califórnia produzindo vinhos de qualidade, dentre elas Temecula Valley, Mendocino, Sonoma County, entre outras.

América do Sul

Na América do Sul, Uruguai, Brasil, Chile e Argentina dividem os espetáculos cada um à sua maneira e muito relativo a cada região específica. No Uruguai tudo se passa próximo a capital, sendo Montevidéu o centro de partida para os tours. O chile é totalmente povoado por vinhedos e vinícolas, portanto cada região com suas particularidades. 

A Argentina divide-se basicamente em duas fortes regiões, Mendoza e Salta, uma ao sul e outra ao norte com maior altitude. 

Santa Catarina se destaca no Enoturismo

Embora toda a região Sul no Brasil acabe levando a fama, é no estado de Santa Catarina que o enoturismo vem crescendo e ganhando destaque. 

Para quem gosta de um bom vinho, a serra catarinense pode ser o destino de uma viagem através de paisagens únicas, com sabores exclusivos que remontam a diferentes partes do mundo.

O estado conta com um caminho chamado Rota dos Vinhos Finos de Altitude. Trata-se de um verdadeiro roteiro, composto por 22 vinícolas. O roteiro atravessa as cidades de: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias. 

Juntas as vinícolas são responsáveis pela produção de 1,5 milhão de garrafas anualmente e consequentemente recebe milhares de turistas todos os anos. 

Experiências únicas 

Algo importante de ser mencionado sobre o enoturismo, é que ele oferece experiências únicas. Embora o processo de produção de vinhos possa sofrer poucas variações, conhecer e visitar diferentes tipos de vinícolas podem trazer sensações diferenciadas para cada pessoa.

Tomar um vinho aos pés das montanhas, se deparar com vistas esplendorosas, conhecer um processo de produção, ter a oportunidade de degustar bebidas únicas, explorar diferentes culturas e inteirar-se sobre a história realmente são situações que ficam marcadas na alma e no coração de cada pessoa. 

É por isso, que neste universo todos os gostos podem ser atendidos por uma beleza ímpar que normalmente é acompanhada pelo atendimento feliz dos proprietários e certamente regado a boas taças de vinho e espumantes.

Gostou deste artigo e ficou curioso em conhecer uma vinícola? Venha nos visitar aqui na Santa Augusta! Agende através do telefone: (49) 3551-7333 ou email: leandro@santaaugusta.com.br

Esperamos você!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra