Entenda o Ciclo das uvas (etapas do ciclo das uvas) - Blog

Entenda o Ciclo das uvas (etapas do ciclo das uvas)

Para que vinhos de qualidade possam ser produzidos e safras se tornarem ainda mais especiais é necessário respeitar a época correta de plantio e colheita das uvas. Como muitas plantas e frutas, o ciclo das uvas e da videira ocorre de maneira regular anualmente.

De maneira geral, as condições climáticas de cada uma das quatro estações são responsáveis por ditar o tempo de cada ciclo. A produção ocorre entre a primavera e o verão enquanto outono e inverno são considerados tempo de descanso.

Como forma de te instruir sobre o assunto, no artigo de hoje vamos falar mais sobre os ciclos das uvas. Se você é um amante de vinhos, certamente a leitura lhe será agradável e propicia.

Entendendo o Ciclo das uvas

Algo importante de ser mencionado é que cada variedade de uva possui um ciclo diferenciado, especialmente no que diz respeito à sua duração, uma vez que existem variedades que possuem ciclos mais longos – especialmente em regiões frias e variedades de ciclos mais curtos – especialmente em regiões quentes.

Entretanto em linhas gerais, é possível identificar em todas essas fases e uvas a mesma lógica de ciclos com as seguintes fases bem definidas:

  • Dormência;
  • Brotação;
  • Floração;
  • Crescimento dos bagos;
  • Maturação.

Falaremos agora sobre cada uma dessas fases.

Dormência

A dormência é a primeira fase do ciclo das uvas que ocorre durante uma parte do outono e todo inverno. Nessa fase não existem folhas ou atividade de crescimento das uvas e as parreiras parecem mortas.

Embora aparente estar em repouso absoluto, a fase de dormência é de grande importância para a saúde sobrevivência da videira.

Brotação

Com o final do inverno e as temperaturas começando a subir tem início então a fase de brotação que representa o fim da “aparente inatividade” da videira.

Nessa fase a planta começa a perder sua seiva por meio de um fenômeno apelidado de choro que ocorre por conta do aquecimento do solo, o que faz com que as raízes entrem em uma atividade acelerada absorvendo maiores concentrações de água e minerais.

Essa maior absorção aumenta a pressão dentro do caule e causa a impressão de que a videira está chorando.

Cerca de 30 dias após a fase do choro, dependendo das condições climáticas do solo e das substâncias retidas pelas raízes a videira começa a brotar, dando origem aos brotos e às primeiras folhas. Daí o nome: Brotação.

Floração

A floração é a próxima etapa do ciclo das uvas que ocorre durante cerca de uma semana e meia, normalmente na metade da primeira.

É um período de grande importância para a definição da colheita. Caso a floração ocorra em períodos de chuva, o pólen é lavado e a polinização deixa de acontecer afetando também o processo de fecundação. Em outras palavras a flor não vinga e a colheita pode ser afetada negativamente.

Crescimento dos bagos

É um período de grande expansão das uvas que coincide com uma época de temperaturas mais elevadas. Nessa fase os bagos de uvas crescem de tamanho de maneira exponencial até atingirem tamanhos que fazem com que os cachos se fechem.

Maturação

E por fim temos a fase de maturação. É possível definir a fase de maturação com o aparecimento do pintor, que representa a fase do ciclo vegetativo da videira que coincide justamente com o surgimento da cor tinta nas películas dos bagos tintos e das películas translúcidas nas castas brancas.

“O pintor” pode durar até duas semanas, mas os frutos podem mudar de cor em 24 horas. A partir da fase do pintor inicia-se então uma fase que dura entre 35 a 55 dias durante a qual a uva irá acumular açúcares livres e compostos fenólicos.

Algo interessante sobre esse período é que a concentração de açúcar acumulado é que irá determinar a quantidade de álcool que o vinho terá.

O período de maturação termina no final do verão ou no princípio do outono.

A importância de cada fase dentro do ciclo das uvas

Para que um vinho tenha qualidade e notas únicas é fundamental que se garanta que cada fase do processo do ciclo das uvas seja respeitado e acompanhado com todo carinho e atenção.

Caso contrário, as uvas podem ter sua saúde e qualidade comprometidas o que pode resultar em um vinho de qualidade inferior.

Na Vinícola Santa Augusta todo o ciclo das uvas é respeitado e a colheita só ocorre no momento certo. Em nossos tours guiados explicamos todas as fases do ciclo e mostramos como nossos vinhos são produzidos desde a colheita até o envase e distribuição final.

Depois de conhecer o ciclo das uvas é hora de apreciar um bom vinho produzido com base no respeito à cada uma dessas fases. Para isso, acesse nosso catálogo e escolha as bebidas adequadas para celebrar momentos especiais com amigos e familiares.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receba nossas últimas notícias e ofertas especiais direto no seu email.

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra