Harmonização para um almoço especial de Páscoa

Existem algumas datas comemorativas que são sugestivas para se reunir com familiares e amigos, com a finalidade de fortalecer laços e passar momentos agradáveis.

Uma dessas datas é a Páscoa. Reconhecida por seu teor alimentício diferenciado, essa data é marcada por preparos culinários especiais que podem se tornar ainda mais especiais na presença de bebidas específicas.

Foi com a intenção de tornar essa data ainda mais prazerosa, que pedimos a ajuda do Chef Bruno Vieceli para nos passar uma receita original de bacalhau à portuguesa.

E isso não é tudo! De quebra, ainda mostraremos como harmonizar esse delicioso prato com diferentes tipos de bebidas produzidas com afinco.

Se você quer fazer bonito do almoço de páscoa, não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

O primeiro passo: A receita

Para a receita de bacalhau à Portuguesa são necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 kg de bacalhau dessalgado e em pedaços médios
  • 500 gramas de batatas laminadas
  • 3 cebolas médias
  • 3 pimentões (um de cada cor)
  • 100 gramas de azeitonas pretas grandes
  • 4 ovos cozidos e cortados ao meio
  • 1 ramo de tomilho
  • 500ml azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de orégano
  • Cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela refratária, disponha as batatas, fazendo camadas de bacalhau, pimentões cebolas e o tomilho fresco, aleatoriamente, até acabarem os ingredientes. Finalize a montagem colocando os pimentões e as azeitonas.

Regue com azeite extra virgem e coloque para assar por 30 minutos em fogo alto (200 graus). Depois de assado, salpique cheiro-verde e componha a montagem com os ovos. Sirva acompanhado de arroz branco.

Trata-se de uma receita simples e fácil de ser feita e que pode ser harmonizada com vinhos especiais, como mostraremos a seguir.

Vinhos e espumantes ideais para harmonização com bacalhau

O bacalhau é um prato coringa na Páscoa e embora muita gente não saiba esse famoso peixe pode ser harmonizado com diferentes tipos de vinhos e espumantes.

Separamos as melhores opções que podem deixar esse momento em família ainda mais gostoso.

Vinho tinto Cabernet Sauvignon/Merlot

O vinho tinto cabernet Sauvignon/merlot é uma ótima opção para acompanhar a nossa receita de bacalhau, uma vez que este é um vinho que apresenta maior estrutura, aliado a  maciez e boa persistência.

Vinho  Sauvignon Blanc

Optar por um vinho branco na hora de acompanhar um bacalhau foge da obviedade, mas diferente do que muitos acreditam, esse tipo de vinho combina de maneira incrível com peixes assados, como é o caso da nossa receita trazendo efeitos únicos ao paladar.

Vinho Rosé

O vinho rosé proporciona a sensação frutada no paladar, podendo ressaltar o sabor de peixes assados. Muitas vezes o bacalhau preparado em casa possui notas salinas características que podem ser amenizadas por esse vinho específico.

Vinho  Pinot Noir

O vinho Pinot Noir possui uma coloração violeta púrpura muito acentuada e aroma frutado que lembra amora e frutas do bosque.  

Possui acidez equilibrada, é harmônico e possui boa persistência. Com um corpo estruturado, é uma ótima opção de entrada para o almoço de Páscoa.

Vinho Chardonnay

O vinho branco Chardonnay Santa Augusta possui aroma frutado, com um corpo médio acentuado e acidez equilibrada.

Com um visual amarelo brilhante, esse vinho se destaca por suas notas específicas de abacaxi, banana e nuances suaves de tostado e baunilha, proveniente da fermentação em barricas de carvalho.

Trata-se de uma opção excelente para consumo enquanto se degusta o bacalhau.

Vinho Moscato Giallo

O vinho Branco Moscato Giallo já começa chamando atenção pelo seu aspecto visual, que é de um amarelo palha e praticamente translúcido.

No  olfato possui aromas frutados e florais que lembra flor de laranjeira, abacaxi, mel, além de notas de mamão papaia.

Quando consumido, sua acidez equilibrada faz com que a harmonia seja mantida, sendo uma ótima escolha para os mais variados tipos de preparo de bacalhau.

Espumante Brut Branco

O espumante Brut Branco é outra opção que pode ser harmonizado com o prato de bacalhau à Portuguesa. Trata-se de uma bebida coringa, que combina perfeitamente  com diferentes tipos de pratos, desde as entradas até o prato principal.

Espumante Demi Sec

O espumante Demi-sec possui notas variáveis de doce em sua composição. Por conta dessa variação de açúcar, ele pode ser uma boa opção para pessoas que possuem um paladar mais maleável e ainda incrementar positivamente o almoço de páscoa.

Espumante Moscatel

E para finalizarmos com chave de ouro a nossa lista de harmonização, não podia faltar o moscatel.

Com maior quantidade de açúcar em sua composição ele é uma opção afável a quem possui um paladar mais voltado para o doce, contrastando com o sabor do bacalhau e proporcionando uma verdadeira explosão de sabor. Ideal para acompanhar pratos agridoces e sobremesas.

Conte com a Santa Augusta para a harmonização ideal da Páscoa

Com anos de experiência, a Vinícola Santa Augusta possui o que há de melhor quando o assunto é vinhos e espumantes. Situada em uma região estratégica, e com produtores que amam seu trabalho, as bebidas aqui produzidas são realmente diferenciadas.

Se você busca uma bebida de qualidade, você pode encontrar e adquirir nossos vinhos e espumantes acessando nossa boutique online.

Compartilhe

plugins premium WordPress