O poder do vinho sobre o organismo

O poder do vinho sobre o organismo

Hoje em dia a busca por saúde é algo que vai além somente da alimentação. O bem-estar e o equilíbrio podem ser encontrados em diferentes vias, tais como prática de atividades físicas específicas, questões de ordem mental, como terapias e meditações ou então através de uma boa bebida. É isso mesmo, você não leu errado, é possível colher benefícios, através de bebidas específicas, e hoje mostraremos o poder do vinho sobre o nosso organismo.

Se você busca saúde e bem-estar de um modo diferenciado, vai ficar feliz em saber que o vinho pode ser um poderoso aliado para nossa saúde.

O poder do vinho sobre o organismo: Resveratrol e antocianinas

Seguindo a lei dos alimentos funcionais, o vinho pode ser considerado um alimento funcional, afinal, ele é capaz de prover benefícios a seus consumidores, e isso se dá por conta de duas substâncias específicas encontrada na bebida: O resveratrol e antocianinas. Vamos apresentar cada uma delas para você, agora.

Resveratrol

O resveratrol é um componente fenólico, produzido de maneira natural por algumas plantas e tem como principal objetivo conferir proteção contra ataques de fungos, bactérias e demais agentes patógenos.

Quando falamos em alimentos e bebidas, o composto pode ser encontrado em pistaches, amendoim, mas sua principal fonte se dá em frutas vermelhas, como é caso da uva, por exemplo. Por isso, é possível afirmar, que o vinho tinto, é uma ótima fonte de resveratrol.

Antocianinas

As antocianinas são classificadas como um grupo de compostos que fazem parte dos grupos (família) dos flavonoides, e estes por sua vez como um tipo de polifenol, ou seja, um tipo de fitoquímico encontrado em uma série de alimentos de origem vegetal.

As antocianinas são hoje consideradas, o grupo mais importante de componentes fenólicos obtidos por meio de alimentos e bebidos, e seu uso terapêutico tem sido cada vez mais comprovado por meio de estudos científicos.

A exemplo do resveratrol, as antocianinas são encontradas em frutas vermelhas, como amora, berries e principalmente uvas. Dessa forma são abundantes em sucos de uva integral e vinhos tintos.

Com isso, podemos afirmar que o vinho pode exercer uma série de efeitos positivos sobre o organismo. Vamos aos principais:

Principais ações do resveratrol e antocianinas

A lista de benefícios provenientes do resveratrol e das antocianinas, presentes nos vinhos, é grande, por isso, separamos os melhores deles para te mostrar. Confira:

Ação antioxidante

Tanto o resveratrol quanto as antocianinas promovem uma ação antioxidante ao organismo de seus consumidores. Essa ação pode ser notada em um curto espaço de tempo, com a pele, unhas e cabelos mais firmes. Essa ação antioxidante previne erros de DNA e auxilia na manutenção da saúde da pele.

Melhora os níveis de colesterol no sangue

Um grande poder do vinho sobre o organismo é seu controle sobre o mal colesterol, o LDL. O poder das antocianinas e do resveratrol auxilia na oxidação de placas de gordura do interior dos vasos sanguíneos, promovendo mais saúde ao sistema cardiovascular.

Controle da pressão arterial

O controle da pressão arterial é um benefício que ocorre como consequência do efeito anterior. Com menos placas de gordura atrapalhando o fluxo sanguíneo, há uma melhora da fluidez do sangue, controlando assim, os valores de pressão arterial.

Melhor funcionamento cerebral

Tanto o resveratrol, quanto as antocianinas se mostraram eficazes no aumento de fluxo de sangue para o cérebro, aumentando a oferta de nutrientes e oxigênio para os neurônios. O resultado é maior capacidade cognitiva, além de controle de estresse e ansiedade.

Além desses efeitos, outros benefícios do vinho para o organismo são:

  •       Combate e prevenção a diferentes tipos de câncer;
  •       Prevenção do diabetes;
  •       Promoção de controle hormonal;
  •       Facilita a perda de peso;
  •       Ação anti-inflamatória sistêmica.

Dose diária recomendada

Cada organismo é único, por isso, a metabolização do vinho varia de pessoa para pessoa. Entretanto, estudos demonstram que a dose diária recomendada para que o vinho possa agir de maneira positiva sobre o organismo é de 200 ml para mulheres e 300 ml para os homens, cerca de uma taça.

Pois bem, agora basta você escolher um de nossos vinhos para apreciar e cuidar de sua saúde sem culpa nenhuma!

Depois de descobrir o pode do vinho sobre o organismo, que tal dividir o conhecimento recém-adquirido? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que todos os seus contatos também tenham acesso e possam colher os efeitos positivos dessa bebida fantástica. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra