Os vinhos rosés são a nova tendência de mercado, com a sua leveza e elegância, tem se tornado cada dia mais a escolha dos consumidores.
A cor rosé é uma cor que evoca sensualidade, delicadeza, prazer, e se acompanhada de um conjunto também delicado, certamente está na base do sucesso dos vinhos e espumantes rosés.
Antes obtidos pela mistura de vinhos brancos e tintos, o que normalmente os tornavam grosseiros pela presença de taninos e falta de aroma e acidez, atualmente são elaborados com separação imediata das cascas das uvas no momento da prensagem e tratados enologicamente como se fossem vinhos brancos.
Porque os rosés ficaram famosos
Alguns motivos podem ser elencados, como o sucesso internacional de um dos mais famosos do mundo, os franceses Rosé de Provence trouxeram consigo o sucesso dos outros rosés produzidos em diversos locais.
A melhora da qualidade dos vinhos e espumantes nacionais também estão nesta origem, e transmitem segurança aos consumidores pois são recebedores de diversos prêmios nacionais e internacionais o que não deixa de ser uma ratificação da qualidade alcançada.
As altas tecnologias, disponíveis e utilizadas pelas vinícolas nacionais, permitem realizar prensagens delicadas, filtrações eficientes e controle de temperaturas de fermentação que sem dúvida estão na origem destes avanços.
A cor rosa atrai os consumidores
O que se destaca para os consumidores destes produtos é sem dúvida a atratividade da cor rosé, que hoje deixou de ser intensa, como um tinto fraco, mas tem alcançado tonalidades que variam da lichia, bem claro, passa pelo salmão e chega até o rosa claro.
Todas elas são cores de intensa receptividade pois transmitem prazer no primeiro contato visual. Estas características também se fazem sentir na delicadeza que estes produtos alcançaram nos aromas e no paladar.
São via de regra frutados e florais, de boa intensidade aromática, elegantes e delicados em boca, o que confirma a primeira impressão transmitida pela cor dando a sensação de confirmação do visual sem quebrar a harmonia do conjunto.
A delicadeza gustativa, com poucos taninos, e a intensidade de aromas, permitem que sejam consumidos frescos sem prejuízo de suas características prazerosas. Isso amplifica a oportunidade de consumo pois permite que em certas épocas do ano, onde a temperatura ambiente é mais elevada, o prazer de usufruir de algo gelado é consideravelmente bem vinda.
Se os vinhos rosés têm sucesso, os espumantes sem dúvida também têm, e pelos mesmos motivos, também alcançaram principalmente os espumantes rosés provenientes de uvas de altitude que possuem uma acidez, dada à presença de ácido málico, que os diferencia dos demais pelo frescor e delicadeza.
A interação entre o perlage, que visualizado dentro de uma coloração rosé, é uma das percepções visuais mais agradáveis que se pode ter.
Se você também é amante dos rosés, acesse nossa boutique online e confira as nossas opções de vinhos e espumantes rosé!