O Vinho e a Saúde - Blog Vinícola Santa Augusta

O Vinho e a Saúde

O consumo de bebidas alcoólicas faz parte da história da humanidade, porém todo consumo exagerado deve ser evitado, mas o consumo moderado e educado de certas bebidas alcoólicas como o vinho, além de proporcionar grande prazer pode ser extremamente benéfico à saúde.

O vinho sempre teve um prestígio inigualável em relação às demais bebidas graças às suas características de alimento e às qualidades gustativas que o fazem estar socialmente presente em refeições familiares.

Atualmente o profundo conhecimento da composição do vinho e sua influência benéfica na saúde humana têm dado uma nova dimensão ao consumo de bebidas alcoólicas.

Com base em trabalhos científicos avalizados pela O.M.S. (Organização Mundial da Saúde) o bom vinho é citado em medicina preventiva através de suas inúmeras e evidentes propriedades quando consumido com moderação.

Confira a seguir as principais ações benéficas desta bebida:

Combate às enfermidades cardiovasculares

As procianidinas, produtos naturais da polpa da uva, e que permanecem no vinho, aumentam a resistência das fibras colágenas exercendo um efeito protetor sobre as paredes dos vasos sanguíneos.

O resveratrol, que provém da uva, dissipa as plaquetas que provocam coágulos e entopem as artérias. A atividade antioxidante dos flavonóides (taninos) inibe a formação de radicais livres, logo reduz a oxidação lipídica, diminuindo com isso as placas sintomáticas da arteriosclerose.

O álcool em doses moderadas, além de atuar sobre o metabolismo lipídico aumentando as lipoproteínas de alta densidade (HDL ou bom colesterol) captando o colesterol livre das células periféricas, possui um efeito vasodilatador que inibe agregação plaquetária responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos.

Ação bactericida e provável antiviral

Os taninos, provenientes da casca da uva, que são concentrados através dos polifenóis do vinho, impedem a destruição dos linfócitos preservando o sistema imunológico.

Facilidade de digestão

Favorável às funções digestivas, aumentando o apetite graças à maior disponibilidade de triptofano.

Retardador do envelhecimento celular e orgânico

Os radicais livres das procianidinas do vinho contém substâncias que retardam o envelhecimento celular e orgânico.

Nosso objetivo não é o de incentivar os abstêmios a beber, mas sim confirmar aos consumidores moderados os benefícios trazidos por uma ou duas taças de um bom vinho a cada refeição.

Portanto como é de hábito em vários países, ao se brindar com vinho, hoje se pode dizer com base científica, SAÚDE!

Gostou do artigo? Conta para a gente, nos comentários, se você já conhecia os benefícios dos vinhos! E compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra