Receita para harmonização de dia dos namorados

A cumplicidade entre um casal é o fruto da afinidade onde cada um contribui para que o outro se sinta feliz, experimente transferir isso para um prato e para um vinho e surpreenda-se também com o resultado.

A harmonização entre um alimento e um vinho nada mais é do que formar um vínculo entre as partes de modo a que uma não se sobressaia em demasia sobre a outra, para que seja possível usufruir dos aromas, gostos, sabores e texturas de cada uma delas e que a união seja um somatório positivo.

Neste dia dos namorados surpreenda com criatividade e essa receita indicada pelo chef, degustando um bom vinho harmonizado com o Espaguete com ragu de ossobuco.

Combinar a bebida ao prato é fundamental

Pode-se conseguir isso de duas formas: por semelhança ou por contraste. No caso de nossa receita de “Espaguete com ragu de ossobuco”, que você confere a seguir, quem comanda o sabor é o molho e que neste caso utiliza vinho tinto entre os ingredientes, os quais contêm várias especiarias.

Tanto a carne quanto o tutano do osso e o vinho fornecem estrutura ao molho e o tomate pelado contribui com a acidez. As especiarias dão a explosão final e o espaguete serve de suporte para o todo e contribui com o sabor da massa grano duro e com o volume.

Anote a receita:

Receita de Espaguete com ragu de ossobuco

Ingredientes

2 pedaços grandes de ossobuco

1 cenoura

2 talos de salsão

1 cebola

3 dentes de alho

1 lata de tomates pelados picados

1 colher de sopa de Manteiga

1 colher de sopa de azeite

1 folha de louro

400ml de Vinho Tinto Cabernet Sauvignon/Merlot Maestria

1 copo de água ou de caldo de carne

Salsinha, cebolinha e tomilho a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela alta, coloque a manteiga e o azeite e misture os dois até que a manteiga derreta. Coloque o ossobuco na panela para selar. Retire e tempere com sal e pimenta do reino. Na mesma panela onde selamos o ossobuco, refogue os legumes por uns 3 minutos.

Coloque o ossobuco de volta na panela, e acrescente o tomate pelado, o vinho e o caldo de carne.

Coloque a folha de louro e o tomilho, tampe, mude para fogo baixo e deixe cozinhar por 2 horas e meia. Sempre verifique se precisa de mais água na panela.

Retire o ossobuco da panela e bata o caldo com um mixer, ou, se quiser deixar alguns pedacinhos de legumes, só amasse com um garfo ou amassador de batatas.

Coloque o ossobuco em um recipiente e desfie/pique (como preferir).

Coloque o ossobuco picado de volta no molho e deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo.

Cozinhe o macarrão, escorra e separe. Em uma frigideira, coloque uma porção de macarrão com uma porção de molho. Misture jogando levemente pro alto e sirva com queijo parmesão ralado e salsinha. Bom apetite!

Como escolher o vinho ideal

Para fazer frente a este complexo prato cabe uma harmonização por semelhança, ou seja, força versus força, e para isso o vinho mais indicado é um tinto de boa coloração, que contenha aromas marcantes das frutas e da passagem em barricas, para que enfrente a estrutura aromática do prato.

Mas é fundamental que possua principalmente uma estrutura de taninos suficiente para limpar as papilas da gordura, e deixar um rastro de estrutura de volume, onde a acidez do vinho rivalize com a do tomate e renove o paladar com um retrogosto agradável.

Neste caso o Vinho Maestria corte de Cabernet sauvignon com Merlot é o vinho indicado para tal, pois cada uma das uvas contribui com uma parcela desejável, o Merlot com as frutas e acidez e o Cabernet com a potência.

Agora que você já sabe o que preparar para o seu amor, entre em nossa loja online e confira as promoções de vinhos e espumantes para este mês especial!

Compartilhe

plugins premium WordPress