Como se sabe, o vinho é uma bebida elegante e prazerosa de ser consumida e que inclusive, traz uma série de benefícios à saúde. No entanto, para usufruir de características únicas e peculiares de um bom vinho, como é o caso dos rótulos premiados Santa Augusta, é adequado que se faça o uso de taças corretas como forma de reforçar aromas e sabores.
Embora para quem não entenda de vinho o uso de taças específicas possa parecer algo de pouca importância, hoje vamos te mostrar que apreciar esse tipo de bebida em taças específicas é parte importante do processo de degustação e harmonização.
Se você é um amante dessas bebidas, a leitura a seguir é obrigatória.
Para que é preciso ter uma taça para cada tipo de vinho?
Para que se possa apreciar o sabor completo de um vinho, é preciso que ele atinja de maneira certeira as papilas gustativas distribuídas na boca e na língua.
Cada tipo de taça permite que vinhos e espumantes tenham contato com diferentes áreas da boca, aguçando ou diminuindo sabores específicos.
Além do mais, o formato da taça também permite melhor aproveitamento do corpo da bebida, aromas e até mesmo a manutenção da temperatura.
São por esses motivos que é tão importante saber qual é a taça certa para cada tipo de vinho.
Servir um tipo específico em uma taça errada é algo prejudicial às características dessa incrível bebida.
Características das taças de vinho
Na hora de escolher a taça correta para servir o seu vinho, é necessário prestar atenção a uma série de detalhes que são tão importantes quanto a própria bebida em si.
Taças de qualidade são produzidas em cristal transparente e possuem longas hastes, para que seja possível segurá-las sem precisar tocar no local onde a bebida se encontra e assim, não modificar a temperatura do vinho.
O tamanho da taça é outro ponto que merece atenção.
Taças grandes e largas são ideais para receber vinhos que precisam de contato com oxigênio.
Já as taças menores, são indicadas para vinhos que devem ser consumidos mais rapidamente, evitando que esquentem no copo.
As taças mais longas são adequadas para espumantes, uma vez que permitem a formação correta e adequada de bolhas que melhoram o seu aroma.
E por fim, as taças pequenas e curtas são ideais para vinhos doces, que são consumidos em doses menores.
Depois dessa breve introdução, é hora de você conhecer a taça ideal para cada tipo de vinho.
Vamos lá?
As taças ideais para cada tipo de vinho
Depois de te mostrar a importância de escolher a taça certa para cada tipo de vinho, vamos mostrar agora todas as taças que existem para que o momento de degustação seja o mais especial possível.
Taça Bordeaux
A taça Bordeaux possui um design de bojo grande e boca mais fechada, tendo sido elaborada para receber vinhos mais encorpados com forte presença de taninos.
Esse tipo de taça é capaz de segurar os aromas, concentrando-os para reforçar o sabor da bebida e facilita o direcionamento para ponta da língua, garantindo a percepção de sabores frutados.
É indicada para degustação de vinhos produzidos com uva Cabernet Sauvignon, além de combinar com Merlots, Syrahs e Tannats.
Taça Borgonha
A taça Borgonha é muito semelhante a um balão.
Ela possui bojo e boca maiores do que a taça Bordeaux, o que permite maior contato do ar com o vinho.
Esse tipo de taça é ideal para apreciar e degustar vinhos com aromas especiais, além de facilitar o contato da bebida com o centro da língua, diminuindo a percepção de acidez.
É indicada para a degustação de Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.
Taça de vinho branco
Como o nome já diz, a taça de vinho branco foi desenvolvida especialmente para apreciação e consumo desse tipo de bebida.
Ela possui um bojo menor e são mais baixas, fazendo com que o volume de preenchimento seja pequeno e não favoreça a elevação da temperatura, uma vez que esse tipo de vinho deve ser consumido em temperatura mais gelada.
Taça de vinho rosé
Vinhos rosés são uma mistura um tanto quanto agradável de taninos presentes em vinhos tintos e aromas dos vinhos brancos.
Por conta disso, as taças de vinho rosé possuem um bojo grande para valorizar essas duas características desse incrível tipo de bebida.
É relativamente incomum encontrar taças de vinhos rosés em jogos de copos, por isso, eles podem também ser consumidos em taças de vinhos brancos.
Taça ISO
A taça ISO é uma taça considerada padrão, capaz de se adaptar a todos os tipos de vinhos.
Ela é considerada por sommeliers como uma taça coringa que é bastante utilizada em restaurantes ou eventos de degustação.
Esse tipo de taça possui um tamanho menor do que as tradicionais, no entanto, possuem um bojo maior e a boca mais fechada para se adaptar aos diferentes tipos de vinhos.
Taça de espumantes
Também chamada de taça flauta por conta de seu formato fino e alongado, é uma das taças mais conhecidas.
Seu design foi totalmente pensado e desenvolvido para a formação de bolhas de bebidas espumantes que colaboram com seu sabor e aroma.
Como o volume desse tipo de taça é pequeno, ela não prejudica a temperatura da bebida que deve sempre ser servida dentro da temperatura ideal.
Taça de vinho doce
E por último, mas não menos importante temos a taça de vinho doce, também conhecido como vinho de sobremesa.
Estas taças possuem bojo e tamanho pequeno com o objetivo de valorizar o consumo de vinhos mais doces que não devem ser ingeridos em grandes quantidades.
Seu desenho possui a boca levemente fechada, o que permite que a bebida seja levada de maneira direta para a ponta da língua, que é a região responsável por saborearmos paladares mais doces.
E concluindo…
Como acabamos de mostrar, escolher a taça ideal para apreciar seu vinho favorito não é frescura, mas sim uma forma de alquimia para garantir a apreciação de aromas e sabores.
Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de taças de vinhos e suas funções, que tal abastecer sua adega com os vinhos e espumantes Santa Augusta, para colocar o seu conhecimento recém-adquirido em prática? Acesse nossa boutique online e confira!