Linha Fenice: Conheça a exclusividade da linha e resgate seu poder

Complexidade, poder, exuberância e exclusividade são sinônimos da linha Fenice de vinhos da Santa Augusta. Uma coleção de vinhos e espumantes única, caracterizada pelo aroma inconfundível e pelo sabor indescritível.

Portanto, se você deseja conhecer um novo mundo de sensações e experiências, a linha Fenice é a escolha certa. Vinhos e espumantes que são o verdadeiro símbolo de poder de quem os consome.

Conheça a história da linha Fenice de vinhos e espumantes

Você já viveu um momento em que parece que todas as possibilidades já se esgotaram, mas, de repente, você ressurge com mais força? Esse o conceito da linha Fenice de produtos da Vinícola Santa Augusta. Depois de um momento de  turbulência, sempre vem a calmaria, não é mesmo? A nossa história foi assim também.

Em um determinado momento de nossa caminhada como empresa, uma decisão impactou os rumos do negócio. Enquanto um membro da sociedade optava por deixar os trabalhos da vinícola, outros tinham a intenção de seguir em frente. No horizonte, apenas o vislumbre de um momento de paz e prosperidade. No coração, a força e a vontade de viver, crescer e seguir fazendo aquilo que mais ama.

A paixão pelo vinho conduziu os atuais sócios da Vinícola Santa Augusta ao longo desses anos todos de empresa. Um sonho que se tornou realidade e, verdadeiramente, renasceu das cinzas. Após uma tempestade que prometia abalar as estruturas, a bonança e a sensação de ressurgir vieram à tona.

E como a fênix, a Vinícola Santa Augusta se tornou mais forte, madura e resistente. Nossa homenagem à uma linha exclusiva, poderosa e muito especial, que denota vida: linha Fenice, a fênix que ressurgiu.

A fênix, que representa uma ave mitológica, simboliza os ciclos da vida e o renascer de uma nova era. Assim como a Vinícola Santa Augusta, a Fênix possui o poder oculto de ressurgir das próprias cinzas. Desta forma, nós também encontramos nossas forças em cada renascer. Então, surge a linha Fenice, trazendo vinhos e espumantes que marcam o recomeço de uma história.

O que faz das bebidas da linha Fenice especiais?

A linha Fenice segue todos os rigorosos critérios que a Vinícola Santa Augusta aplica para produzir suas bebidas. Porém, por ser uma linha mais que especial, tanto para a empresa como para os clientes, existem nela algumas exclusividades.

Os vinhos da linha Fenice passam pelo processo de envelhecimento e maturação em barricas de carvalho. Já os espumantes da linha Fenice passam por um longo período de autólise das leveduras (sur lie). A autólise é o processo em que ocorre a liberação de diversas substâncias que passam a interagir com a bebida.

É neste momento que o vinho é enriquecido com aroma e sabor, e ganha textura, corpo, cremosidade e complexidade.

Mais especificamente, as características das bebidas da linha Fenice são:

  • Tintos Merlot: 24 meses de maturação em barricas de carvalho francês;
  • Gran Corte: 24 meses de maturação em barricas de carvalho francês;
  • Chardonnay: fermentado em barrica de carvalho, e após esse período, são 12 meses de maturação em barrica;
  • Sauvignon Blanc: 12 meses de maturação em barrica de carvalho
  • Espumante: processo Sur Lie, que possibilita uma maturação contínua e pelo tempo desejado pelo próprio consumidor antes da abertura da garrafa.

Além disso, é fundamental que as uvas utilizadas para esses produtos estejam em perfeito estado de maturação. Todo o processo de vinificação exige um cuidado especial para que o resultado seja satisfatório e perfeito.

Estes vinhos e espumantes são especiais e incomparáveis devido a várias situações particulares. As condições climáticas, por exemplo, influenciam diretamente na produção destes produtos. Devido ao clima e à temperatura, não se torna possível produzir um vinho com esse potencial todos os anos.

O poder destes vinhos está relacionado com o potencial das uvas escolhidas. Sendo assim, deve-se fazer uma avaliação da capacidade das frutas antes mesmo da definição de qual linha a bebida poderá se encaixar.

Além disso, o próprio processo de maturação demanda tempo, alto custo e cuidados especiais. No caso da linha Fenice, as bebidas levam no mínimo 12 meses para estarem em perfeito estado de degustação.

Os vinhos e espumantes da linha Fenice da Vinícola Santa Augusta são encorpados e com grande estrutura. O tempo de passagem por barrica, no caso dos vinhos, e da autólise, para os espumantes, permite aromas mais evoluídos. A complexidade das bebidas possibilita harmonizações incríveis e nobres.

Harmonizações possíveis com a linha Fenice

Todo momento é hora de celebrar e ter um bom vinho como testemunha dessa celebração. Contudo, algumas ocasiões são mais especiais, e merecem um destaque maior na escolha das bebidas.

De fato, alguns momentos são naturalmente mais especiais, e são esses que queremos guardar para sempre na memória. A reunião de amigos no final de semana à noite, ou a comemoração do aniversário da pessoa amada são alguns deles. Você ainda pode combinar os vinhos e espumantes da linha Fenice com jantares em família, e momentos de prazer.

Sozinho, ou acompanhado de pessoas especiais, as bebidas Fenice fazem a diferença em toda ocasião importante. Potência, grandiosidade e evolução acompanham os amantes de vinhos e espumantes da linha Fenice. A Vinícola Santa Augusta está sempre preocupada em entregar qualidade e expressão em cada produto, e para todos os clientes.

A linha Fenice consagra seus amantes com uma sensação indescritível de exclusividade, fazendo o momento ainda mais especial. No calor da manhã ensolarada, ou no silenciar da noite, cada momento registrado com sabor e aroma diferenciados.

Visto que a linha Fenice é feita de vinhos e espumantes mais estruturados, ela torna uma seleção mais gastronômica. Sendo assim, a harmonização dessas bebidas deve ser feita com pratos igualmente estruturados. Aqui vão algumas dicas e sugestões para harmonizar momentos especiais a vinhos, espumantes e pratos especiais:

Vinho Tinto Fenice Merlot

Este vinho é elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de vinhedos parceiros de São Joaquim. A vinificação ocorre em tanques de aço inoxidável, com controle de temperatura em todas as etapas de produção.

O estágio de maturação acontece em barricas de carvalho francês e norte-americano por 24 meses, do qual confere aroma intenso de carvalho, chocolate, coco, café e tabaco, bem como as especiarias, pimenta preta, cardamomo, noz moscada e notas mentoladas. A temperatura ideal para degustação é entre 15º e 18ºC.

A harmonização perfeita para este vinho é:

  • Carne suína;
  • Carne bovina;
  • Servido como acompanhamento de queijos de média cura;
  • Acompanha também massas condimentadas com molho vermelho e a base de carne.

Vinho Tinto Fenice Gran Corte

Assim como o vinho Merlot, o tinto Fenice Gran Corte também é elaborado a partir de uvas selecionadas de São Joaquim. O processo de vinificação em tinto também ocorre em tanques de inox com temperatura controlada em todas as etapas.

O vinho faz estágio em barricas de carvalho francês por 2 anos, do qual confere aromas mais intensos com notas de couro, café, caramelo, tabaco, assim como especiarias, anis, cravo, pimenta preta, bem como compota de frutas negras. A  temperatura ideal para consumo é de 15º a 18ºC.

A harmonização para o vinho tinto Fenice Gran Corte é especial:

  • Carnes de caça;
  • Churrascos especiais, onde são servidos carré de cordeiro e a parrilla argentina;
  • Queijos bem maturados.

Vinho Branco Chardonnay Fenice

O vinho branco Chardonnay da Vinícola Santa Augusta tem a sua elaboração a partir de uvas cuidadosamente selecionadas. Elaborado com a variedade chardonnay (100%), seu processo de maturação é complexo e demorado. 50% da fermentação do vinho acontece em barricas de carvalho francês, e os outros 50% em tanques de inox. Vale lembrar que aqui a temperatura também é controlada ao longo de todo o processo.

Isso permite que a fruta fresca esteja bem presente no aroma, assim como as notas evolutivas provenientes do tempo de maturação, como o abacaxi em calda, banana, damasco, baunilha, notas amanteigadas e nuances tostadas. A temperatura ideal para provar este vinho com todo o seu sabor fica entre 10º e 12ºC.

Pratos elaborados e alta gastronomia podem compor uma bela harmonia com o vinho branco Chardonnay Fenice. Entre eles:

  • Peixes;
  • Camarão;
  • Crustáceos;
  • Culinária japonesa e cozinha oriental;
  • Carnes brancas;
  • Coelho;
  • Massas com molho branco e a base de manteiga.

Espumante Nature Sur Lie Fenice

Produzido a partir de uvas selecionadas, o espumante Nature Sur Lie da linha Fenice é uma bebida única e incomparável. Com sabor marcante e textura envolvente, ele é a verdadeira representação do poder do ressurgimento da fênix.

Maturação parcial do vinho base em barrica de carvalho francês e após a segunda fermentação, passa por um período em autólise das leveduras por no mínimo 30 meses na cave, progredindo conforme a data de abertura da garrafa.

A palavra Sur lie significa sobre as borras. Um espumante que permanece em contato com as borras e não passa pelo processo de degorgement, ou seja, não há retirada das leveduras inativas após a fermentação,o que revela uma turbidez natural ao aspecto visual. O tempo de permanência em contato com as leveduras aporta cremosidade e estrutura para o espumante, isso permite um ganho de complexidade com o tempo de guarda.

O processo Sur Lie possibilita uma maturação contínua e pelo tempo desejado pelo consumidor antes da abertura da garrafa.

Para acompanhar essa bebida ímpar, sugerimos algumas harmonizações que trazem uma experiência diferenciada:

  • Peixes;
  • Frutos do mar;
  • Carnes brancas;
  • Antepastos;
  • Massas com molhos cremosos à base de leite;
  • Queijos de média maturação.

Fenice Pinot Noir

Esse vinho é elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas provenientes de vinhedos parceiros. Tem fermentação malolática e amadurecimento parcial, de 50% do volume do vinho em barricas novas de carvalho francês de 500L, por 8 meses. Após esse estágio efetuou-se o corte do barricado e não barricado para produção de um Pinot Noir elegante, com frescor e complexidade aromática.

Este produto tem aspecto límpido e brilhante com coloração rubi claro e  une o delicado aroma de frutas do bosque, cereja, mirtilo e morango, assim como especiarias secas como pimenta branca, hibisco e um toque mineral e mentolado. É um vinho seco de acidez viva, que apresenta elegância e equilíbrio.

Para acompanhar essa bebida de aroma agradável e sabor ímpar, sugerimos as seguintes harmonizações:

  • Cordeiro;
  • Carne vermelha;
  • Aves;
  • Coelho;
  • Peixes;
  • Massas com molhos leves;
  • Risotos;
  • Queijos brancos e maturados.

Fenice Sauvignon Blanc

A recomendação é que esse vinho doce e suave, seja servido entre 8 e 11ºC, ele é elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas e tem fermentação em tanque de aço inoxidável e amadurecimento em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso por 5 meses, para preservar o frescor do vinho.

Ele é um vinho límpido e cristalino de coloração amarelo palha e reflexo dourado. Tem um delicado aroma de baunilha, mel e flor de laranjeira, bem como frutas tropicais maduras, pêssego e maracujá doce. Ele tem uma acidez viva e apresenta elegância e equilíbrio.

Ele tem uma harmonização perfeita com:

  • Peixes em geral;
  • Camarão;
  • Crustáceos;
  • Culinária japonesa;
  • Carnes brancas;
  • Comidas leves em geral.

Espumante Champenoise Fenice

Seu vinho base é fermentado em tanque de aço inoxidável com temperatura controlada a 11ºC, maturação parcial do vinho base em barrica de carvalho francês e após segunda fermentação, autólise de 30 meses na cave antes de realizar o degorgement. O tempo de permanência em contato com as leveduras aporta cremosidade e estrutura para o espumante, isso permite um ganho de complexidade com o tempo de guarda.

Ele é límpido e de coloração amarelo ouro, perlage fina e elegante, delicada coroa de espuma em taça. Aroma elegante e intenso, apresenta complexidade, destacando-se abacaxi em calda, maçã madura, damasco, baunilha, notas amanteigadas de brioche e nuances de amêndoas tostadas. Ele tem boa presença de acidez, apresenta grande estrutura, cremosidade e volume na boca, com retrogosto elegante, fino e persistente.

As harmonizações indicadas para este espumante, são:

  • Peixes em geral;
  • Frutos do mar;
  • Carnes brancas;
  • Antepastos;
  • Massas com molhos cremosos à base de leite;
  • Queijos de média maturação.

Conheça outras linhas da Vinícola Santa Augusta

Além da linha Fenice, a Vinícola Santa Augusta possui muitas outras bebidas, com características distintas. Para cada vinho e para cada espumante, uma individualidade própria se manifesta.

A Vinícola Santa Augusta possui produtos únicos e personalizados para cada tipo de pessoa. Na Santa Augusta você sempre vai encontrar uma bebida perfeita para seu gosto, seu perfil e sua personalidade.

Acesse o nosso site e conheça todos os produtos disponíveis, além de saber um pouco mais sobre a nossa história. Lá você também tem à disposição receitas e dicas de como harmonizar o seu vinho.

Venha conhecer a linha Fenice, nossos lançamentos e todos os demais produtos na loja online da Vinícola Santa Augusta.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba nossas últimas notícias e ofertas especiais direto no seu email.

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra