A história do vinho na Páscoa

A história do vinho na Páscoa

É mais do que sabido que a páscoa é um momento de renascimento, por isso, religiosos consideram como um momento mais do que especial. Do final do carnaval – a conhecida festa da carne, até o domingo pascal, temos 40 dias, e durante esse período chamado de quaresma, é comum que pessoas se privem de alguns prazeres, tais como comer carne ou consumir álcool, por exemplo.

O vinho é uma bebida muito popular no domingo pascal, e sua presença nesta importante data possui fundamentos religioso e histórico. No texto de hoje, vamos mostrar qual é a origem do vinho no páscoa, além de ensinar uma receita, para harmonizar com alguns de nossos vinhos especiais.

Quer ganhar em conhecimento e sabor? Para isso, basta continuar a leitura.

A história do vinho na páscoa

A páscoa, como sabe, é uma tradição religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo e a exemplo de muitas outras tradições do período, tendem a relembrar a Santa Ceia, momento registrado por muitos artistas, como Leonardo da Vinci, onde os principais alimentos servidos à mesa são o pão e o vinho.

O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, eram a comida e bebida mais consumida entre muitos povos. De acordo com relatos bíblicos, Jesus ao instituir a eucaristia, se serviu dos alimentos mais simples para simbolizar sua presença constante entre as pessoas de boa vontade.

Dessa maneira, o pão e o vinho, simbolizam essa aliança eterna, entre criador e criatura e sua presença no meio de nós. Além disso, é importante ressaltar que ambos os alimentos, representam o corpo e o sangue de cristo, por isso, que a bebida possui tanta importância, não apenas na páscoa, mas também em outras datas cristãs.

Vinho e a gastronomia da data

Além de todo esse conceito histórico, sommeliers e gastrônomos afirmam que existe outro motivo pelo qual o vinho é a bebida escolhida, para os domingos de páscoa. É porque, essa incrível bebida é capaz de realçar o sabor dos pratos da Semana Santa, que são os peixes e os chocolates.

Depois de te mostrar a história do vinho na páscoa por diferentes ângulos, é hora de te mostrar uma receita especial para harmonizar com essa deliciosa bebida, nessa data tão importante.

 

BACALHAU na brasa com legumes e batatas rústicas

1kg de bacalhau dessalgado

1 xícara de azeite de oliva

6 dentes de alho

Tomilho fresco

Aromatizar o azeite com os dentes de alho e tomilho. Aquecer o azeite, sem ferver. Deixar descansar por 15 minutos. E marinar o peixe nesse azeite por mais 15 minutos.

Em uma grelha para peixe distribuir o bacalhau e regar com o azeite do recipiente.

Assar na brasa por aproximadamente 10 minutos de cada lado.

Legumes

Alho poró

Cebola roxa

Cogumelo Paris

Tomate cereja

Pimentão vermelho e amarelo

Abobrinha

Cenoura

Dourar todos os legumes separadamente em uma frigideira, com sal, pimenta do reino e um fio do azeite aromatizado.

Batatas rústicas

Cortar as batatas em quatro partes, distribuir em uma assadeira, temperar com sal, azeite aromatizado e alecrim. Assar por 1 hora no forno a 200°C, até dourar.

Servir os legumes sobre o bacalhau. Assim o bacalhau fica com o gostinho dos legumes e bem molhadinho. Tirando a batata, o prato ficou super leve e saudável, a batata pode ser substituída por batata doce ou abóbora.

Esse prato pode ser feito com bacalhau ou qualquer outro peixe branco de sua preferência. Peixes de carne branca harmonizam com vinhos brancos e frescos, com vinhos da variedade Sauvignon Blanc, Chardonnay e até mesmo com espumante. Por isso, nossas indicações de acompanhamento para essa receita são:

  •   Vinho Branco Sauvignon Blanc Sarau;
  •   Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Augusta;
  •   Vinho Branco Chardonnay Santa Augusta;
  •   Espumante Brut Branco Santa Augusta.

Harmonizando chocolates e vinhos

Vinhos e chocolates também são uma ótima combinação para o domingo pascal. Mesmo com teores mais amargos, como 70% ou 85% cacau, os ovos de páscoa e sobremesa tendem a ser doces, por isso, vinhos licorosos e espumantes do tipo moscatel ou demi-sec proporcionarão uma ótima experiência e prazer para harmonizar com combinações adocicadas.

Depois de conhecer todo o conceito histórico do vinho e da páscoa, uma receita inédita e como harmonizar vinhos com chocolate que tal fazer de sua páscoa uma verdadeira experiência de sabores? Para isso, basta acessar nossa boutique e escolher os vinhos que combinam com seus preparos e escolhas gastronômicas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra