A qualidade dos vinhos catarinenses

Quando se fala de vinhos e viticultura, uma região com 50 ou até 100 anos pode ser considerada extremamente jovem. As regiões mais tradicionais no mundo existem a vários séculos e em alguns casos a milênios somando a tradição ao conhecimento do local para obtenção da qualidade.

Santa Catarina se caracteriza por ser um estado produtor de vinhos a algumas décadas. Como ocorreu em todo o sul do Brasil a viticultura e a elaboração dos vinhos nos últimos 20 anos sofreram modificações que influíram beneficamente na qualidade dos produtos.  

A região e as técnicas modernas favorecem os bons vinhos

As descobertas de regiões mais aptas ao cultivo das videiras, assim como a adoção de técnicas enológicas modernas, atraíram empresários de outras áreas de atuação para o mundo catarinense do vinho, que seguindo os exemplos dos produtores tradicionais, buscaram o melhor que a produção pode fornecer, respeitando as características do local.

Como ocorre normalmente em qualquer atividade alguns produtos se distinguem mais do que outros. Dentro dos principais destaques podem ser citados os vinhos espumantes, sejam eles produzidos pelos processos charmat ou tradicional. 

A utilização de equipamentos de alta tecnologia empregados em uvas de qualidade, principalmente as existentes nos locais de altitude, que caracterizam os melhores produtos catarinenses, tem se destacado em diversos concursos nacionais e internacionais, e principalmente recebido a aprovação do público consumidor.

Entre as características consideradas importantes na consolidação da qualidade dos vinhos espumantes de Santa Catarina encontram-se a fineza do perlage, delicadas e persistentes, a componente aromática e a presença da acidez equilibrada entre seus principais destaques.

A qualidade dos vinhos

Outro produto que tem sido muito bem recebido pelos consumidores são os vinhos brancos. Com as características de se beneficiarem quando consumidos jovens, estes se aproveitam das condições climáticas regionais, com estações bem definidas, e amplitude térmica ideal para o cultivo da uva,  apresentando uma força e complexidade aromática poucas vezes obtidas em produtos nacionais, além do equilíbrio gustativo devido aos teores equilibrados de acidez e o volume e persistência em boca. 

Da mesma forma os vinhos tintos vêm alcançando patamares de qualidade consideráveis, mesmo com a jovialidade dos vinhedos, onde a idade das videiras é um fator muito importante para o equilíbrio destes vinhos. A coloração marcante e profunda os diferencia entre produtos semelhantes. Os aromas típicos das variedades, o corpo volumoso e os  taninos redondos são consideradas características típicas muito apreciadas.

O consumo dos vinhos tintos é beneficiado pelo envelhecimento das safras. Este fato só veio a somar na qualidade dos vinhos tintos catarinenses nos últimos anos onde alguns exemplares alcançaram o devido tempo necessário para incrementar ainda mais a qualidade e constatar na prática o quanto se beneficiam.

Levando em consideração a jovialidade das regiões produtoras de Santa Catarina, principalmente as de altitude, podemos considerar a produção catarinense como um jovem prodígio, pois em um tempo recorde tem apresentado produtos com qualidade diferenciada. 

Atualmente a qualidade dos vinhos catarinenses nada deixa a desejar aos melhores produtos nacionais e em alguns casos até mesmo sobrepõem alguns tradicionais expoentes internacionais.

Agora que você já sabe que os vinhos e espumantes catarinenses são de qualidade, está na hora de conhecer a nossa boutique, acesse e confira nossos produtos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin