Aprenda a técnica da sabrage para abrir espumantes - Blog

Aprenda a técnica da sabrage para abrir espumantes

O termo sabrage possui origem francesa e de acordo com uma lenda surgiu em meados do século XVIII, quando o ainda imperador Napoleão Bonaparte, conhecido pelo seu apreço aos champanhes decidiu inovar na abertura de uma garrafa fazendo uso de uma espada como forma de celebrar mais uma vitória após uma batalha.

Com o passar dos anos, o ritual acabou se popularizando e muita gente tenta, mesmo que sem sucesso abrir garrafas fazendo uso da técnica.

Se você já tentou abrir uma garrafa fazendo uso da sabrage e não logrou êxito, não se desespere, hoje nós vamos te ensinar o passo a passo para conseguir colocar a técnica em prática. Para aprender de uma vez por todas, é só continuar a leitura.

Compreendendo a sabrage

Sabrage, em português – sabragem nada mais é do que a técnica empregada para a abertura das garrafas de espumante fazendo uso de um sabre (uma espada com lâmina curvada).

Embora a técnica original envolva o uso do sabre, é possível substituí-lo por uma espada própria do Sommelier, uma faca ou até mesmo uma colher.

Atualmente a técnica é utilizada em ocasiões especiais, como por exemplo, festas de aniversário, casamentos e réveillon.

Indicações de uso da técnica

Embora alguns especialistas recomendem a utilização da técnica apenas em espumantes elaborados e produzidos pelo método champenoise, ela também pode ser utilizadas em espumantes que foram feitos a partir da técnica charmat.

Logo, a sabrage pode ser feita em champanhes, cava, processo, lambrusco ou qualquer outro espumante. O ideal é que haja muita alegria e celebração para uso da técnica.

Passo a passo para execução da sabrage

Embora trate-se de uma técnica de gesto icônico e até mesmo cinematográfica, é preciso cuidado, para que o roteiro não termine em um vídeo cômico no grupo de amigos ou de familiares, além é claro, dos riscos de lesões em decorrência dos cortes.

O ritual não é difícil como muitos afirmam ser, mas é necessário conhecimento prévio de como realizá-lo. Por isso, mostraremos agora o passo a passo para a execução da técnica.

  1. Atenção a temperatura

O primeiro passo para execução da técnica diz respeito à temperatura. A bebida deve estar na temperatura ideal de consumo – entre 6º C e 8ºC. Se o líquido estiver quente a garrafa pode explodir com o golpe.

  1. Sem agitar

Evite sacudir a garrafa antes da execução da técnica, isso aumenta a pressão interna e pode colocar tudo a perder

  1. Libere o caminho

Retire o invólucro que envolve o gargalo da garrafa ou então solte a gaiola da rolha. Tome cuidado para não tocar a rolha, pois isso pode causar sua saída antecipada

  1. Cuidado para não escorregar

Enxugue a garrafa para não correr o risco de ela escorregar da sua mão e colocar tudo a perder antes da hora.

  1. Ângulo ideal

Posicione a garrafa em um ângulo de 45º. O ideal é que o local seja amplo e que as pessoas estejam atrás de quem abrirá a bebida, para que não ocorram acidentes com a rolha que será ejetada com pressão.

  1. Encontre o ponto ideal

Antes de executar a técnica, localize a emenda do vidro entre o gargalo e o corpo da garrafa. Esse é o local onde o golpe será aplicado, uma vez que é onde as duas partes se unem, sendo considerado o ponto mais frágil

  1. Faça um treinamento prévio

Antes de executar o movimento, segure tudo com firmeza e treine o movimento previamente antes de sua realização, dando batidinhas leves no ponto de impacto.

  1. Coloque a técnica em prática

Depois de seguir todos os passos anteriores, é só colocar a técnica em prática. Deslize o sabre pela lateral da garrafa em um golpe de força média, com uma batida seca na parte mais protuberante do gargalo. Caso o golpe seja certeiro, a rolha sairá voando e os pedaços de vidro irão para longe, fazendo com que a garrafa se abra.

Cuidados gerais

A técnica exige destreza e precisão, por isso é importante estar sóbrio. Além disso, por conta da possibilidade de pedaços de vidros se soltarem da garrafa, é importante que as pessoas em volta estejam à uma distância segura.

Depois de aprender a técnica na teoria, que tal tentar colocá-la em prática? Acesse nossa boutique e escolha o rótulo que mais lhe atrai para realizar um verdadeiro show! Saúde!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receba nossas últimas notícias e ofertas especiais direto no seu email.

qualidade

Garantida

entrega rápida

Em até 7 dias úteis

ATENDIMENTO

Especializado

SEGURANÇA

Na compra