Saiba como diferenciar os variados tipos de espumante

A vida é feita de momentos que merecem os mais variados tipos de celebração. Vitórias pessoais e profissionais, além de datas comemorativas, merecem uma solenização de qualidade, que podem se tornar ainda melhores quando acompanhadas de um espumante. Embora seja uma bebida conhecida, ainda existe uma série de dúvidas que envolvem os espumantes, desde o seu processo de fabricação até mesmo seus sabores e possíveis harmonizações. Foi pensando basicamente nessas questões que resolvemos criar esse artigo. No conteúdo a seguir, mostraremos os diferentes tipos de espumante que existe e suas classificações, que se alteram de acordo com o método de produção. Quer esclarecer suas dúvidas sobre espumante e ter maior conhecimento na arte dessa bebida? Basta ler o conteúdo a seguir.

Tipos de espumante de acordo com o método de produção

Os espumantes se caracterizam pela presença de borbulhas. Essas bolhas, são provenientes de uma segunda fermentação que não libera o gás carbônico para o ambiente e o incorpora ao líquido proporcionando a formação dessas borbulhas. Existem dois métodos de fabricação dos espumantes, o Charmat e o Champenoise, também conhecido como método tradicional. Vamos aprender um pouco sobre eles.

Método Charmat

No Método Charmat, a segunda fermentação ocorre em tanques pressurizados e assim que esse processo termina, o líquido é envasado para que os degustadores aproveitem e apreciem essa deliciosa bebida. O método Charmat, também é conhecido como segundo método de produção de espumantes, uma vez que foi desenvolvido depois do método Champenoise.

Método Champenoise – tradicional

Já no método Champenoise, ou tradicional, a produção segue a metodologia de vinificação utilizadas pelos franceses produtores de champagne, onde a segunda fermentação ocorre na garrafa e pode levar mais tempo para ser elaborado. Isso requer maior mão de obra para produção desse tipo bebida.

Classificação de acordo com a doçura

Vamos falar agora da doçura do espumante. Esse tipo de bebida pode ser doce, suave ou seco, falando em nomenclatura, temos Brut, Demi-sec e Moscatel. Atentar-se ao grau de doçura é uma ótima maneira de escolher um espumante que lhe agrade mais, moscatel e demi sec possuem maiores quantidades de açúcar, enquanto que os Brut possuem menos açúcares residuais. Mas como já foi dito anteriormente, o melhor espumante é aquele que você gosta. Falando de maneira popular, os espumantes Demi-sec e os Brut são os mais conhecidos, porém, há outros tipos de espumantes que são relativamente desconhecidos e consequentemente, menos populares, que são o Nature ou Extra-brut.

Espumantes e açúcar na composição

Falando de modo mais profundo sobre os diferentes tipos de espumante disponíveis no mercado de acordo com a quantidade de açúcar presente em suas composições, iremos dos mais secos aos mais doces. São eles:
  • Espumante Nature;
  • Espumante Exta-brut;
  • Espumante Brut;
  • Espumante Sec, ou seco;
  • Espumante Demi-sec;
  • Espumante Doce.

Espumante Nature

O espumante Nature possui até 3 gramas de açúcar por litro. Ou seja, praticamente não possui o ingrediente em sua composição.

Espumante Extra-brut

O espumante Extra-brut possui a dosagem de açúcar variando entre 3 e 8 gramas por litro. É considerado seco, mas não tão seco quanto o tipo nature.

Espumante Brut

Esse tipo de espumante possui entre 8 e 15 gramas de açúcar por litro. Trata-se do espumante seco mais comum, por isso, mas facilmente encontrado nos mercados. Para quem gosta de vinhos secos, esse é considerado o espumante ideal.

Espumante Sec ou seco

Essa variação de espumante possui entre 15 e 20 gramas de açúcar por litro. É um espumante para quem não gosta de bebidas secas nem doces, de modo comum e errado, o espumante Sec ou seco, é comercializando com a nomenclatura de Brut.

Espumante Demi-sec

O Demi-sec é um espumante com dosagem de açúcar extremamente variável, podendo ir de 20 a 60 gramas de açúcar por litro. É recomendado para pessoas que gostam de um espumante doce, mas não tão doce quanto o moscatel, nem tão seco quanto o Brut. Essa variação da bebida é amplamente conhecida por ser muito comercializada.

Espumante doce

Por fim temos o espumante doce, que contém dosagens superiores a 60 gramas de açúcar por litro. De modo comum, é comercializado sob a nomenclatura de moscatel, e é uma boa pedida para quem possui um paladar voltado aos doces.

E concluindo

Agora que você já conhece tudo sobre a produção e os diferentes tipos existentes de espumantes, é hora de colocar a teoria em prática e sair experimentando todos os tipos para definir qual é o seu preferido, esse certamente é um dos melhores tipos de estudo prático que podem ser feitos. Caso você queira saber mais sobre espumantes, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos e totalmente gratuitos. Aproveite e nos siga também no Facebook e Instagram. Caso ainda tenha qualquer tipo de dúvida sobre espumantes, basta deixar um comentário, que responderemos com prazer seus questionamentos.

Compartilhe

plugins premium WordPress