Entenda a diferença entre os vinhos Chardonnay e Sauvignon blanc

Servir um vinho branco sem sombra de dúvidas proporciona muito mais charme e glamour  para o seu evento. Principalmente, se entre os convidados houver apreciadores e experts desse tipo de bebida. Logo, antes de escolher a melhor opção, é importante conhecer as características e peculiaridades de cada uma delas. Se você é um apreciador de Chardonnay e Sauvignon Blanc, mas tem dificuldades em visualizar a diferença entre ambas as bebidas, não deixe de ler o artigo a seguir.

São os vinhos brancos mais famosos do mundo

Os vinhos brancos mais famosos do mundo são o Chardonnay e o Sauvignon Blanc, e como muitos devem imaginar, ambos se diferenciam em alguns aspectos, como mostraremos agora.

As peculiaridades do Chardonnay

O Chardonnay, por exemplo, é produzido a partir da uva branca Chardonnay, que tem origem na região francesa de Borgonha. Esse tipo de uva se adapta em qualquer clima e apresenta um ótimo rendimento de produção, podendo inclusive ser utilizada para a elaboração de espumantes. O vinho branco Chardonnay é seco, mais incorporado e pode apresentar uma série de personalidades que, normalmente variam muito levando em consideração o gosto do produtor. É muito comum que o Chardonnay tenha aromas e sabores que remetem a creme, baunilha e até mesmo manteiga. Além disso, esse é um dos poucos vinhos brancos que aceitam um processo de envelhecimento no barril de carvalho.

Harmonização do Chardonnay

Por ser um vinho encorpado, o Chardonnay é, talvez, uma das poucas bebidas que harmoniza com uma grande quantidade de pratos e alimentos. As melhores harmonizações nesse caso são:
  • Mariscos, como abalone, vieiras e ostras;
  • Lagostas e caranguejos;
  • Pratos de aves, como frango e pato;
  • Massas ao molho branco
  • Sopas à base de creme;
  • Polenta cremosa;
  • Peixes de água profunda, como salmão;
  • Queijos macios e amarelos.

As individualidades do Sauvignon Blanc

O Sauvignon Blanc, é produzido a partir da uva que possui o mesmo nome. A fruta, que dá origem à bebida, também é proveniente da França, mas da região de Bordeaux. Embora também seja um vinho branco, esse tipo, apresenta um sabor muito diferente ao do Chardonnay, possuindo de modo natural, aromas mais herbáceos e que remetem a uma sensação maior de frescor. O vinho Sauvignon Blanc é uma bebida mais leve, dependendo de sua região de origem, é possível notar aromas diferentes e preciso. Os mais comuns são limão, maracujá, broto de tomate, frutas doces e até mesmo o picante. Algo interessante sobre ambas as bebidas, é que embora possuam aromas e sabores diferenciados, suas cremosidades são muito parelhas.

Harmonizando o Sauvignon Blanc

Por conta de seus sabores mais herbais e característicos, o Sauvignon Blanc é uma excelente opção para ser apreciado na companhia de alimentos preparados com bases vegetais, além de molhos mais leves. As melhores opções para harmonização do Sauvignon Blanc são:
  • Risotos em geral;
  • Massas com molho pesto;
  • Culinária japonesa;
  • Culinária mexicana;
  • Peixes brancos mais leves como tilápia e truta;
  • Saladas;
  • Vegetais assados ou gratinados.
Principais situações para consumir e servir os vinhos Chardonnay e Sauvignon Blanc Por se tratar de dois tipos de vinhos brancos, ambos podem ser servidos em diversas ocasiões, tais como entradas de alguma situação comemorativa, como casamento, festa de aniversário, festa de debutante. Além disso, ambos também podem ser servidos em jantares, tanto de negócios, quanto em uma ocasião romântica, desde que se siga as orientações, existe uma infinidade de opções de harmonização. Depois de conhecer a diferença entre os vinhos Chardonnay e Sauvignon Blanc, agora é hora de ir até nossa boutique e escolher o seu rótulo preferido, mas com uma dica a mais. Aproveite nossas condições de frete grátis e abasteça sua adega, afinal, vinho nunca é demais.

Compartilhe

plugins premium WordPress