Por que o outono é a estação ideal para vinhos!

O Brasil é um país de tamanho continental e conhecido pelo seu clima tropical, ou seja, com altas temperaturas durante boa parte do ano.

Regiões norte, nordeste e centro-oeste possuem um clima mais quente durante praticamente os 12 meses, enquanto que nas regiões sul e sudeste as estações são melhores definidas e é possível sentir diferença e variações de temperatura.

Quando se fala em consumo de vinhos, logo vem à mente dos degustadores, apreciadores e sommeliers as estações mais frias do ano, sendo o outono a preferida dos amantes desse tipo de bebida.

No conteúdo de hoje, vamos explicar porque o outono é a estação ideal para o consumo de vinhos.

Outono é ponto de transição

Assim que o outono dá as caras, aquele calorão que incomoda muita gente vai embora, mas aquele frio intenso que também atrapalha ainda não chegou.

Dessa forma, o que se tem é uma diminuição do verde, que dá espaço ao alaranjado nas árvores e tudo fica um pouco mais devagar. Em outras palavras, o outono pode ser visto como um ponto de transição.

Profissionais da gastronomia e sommeliers afirmam que enxergam um comportamento mais tranquilo em seus clientes durante o outono. Essa estação é um momento de relaxamento da alma, onde tudo está em ordem.

Quando se entra no outono aqui no Brasil, as férias escolares já acabaram, o carnaval já passou e a maioria das pessoas estão com suas rotinas, sejam elas de trabalho ou estudo bem definidas, por isso é comum um clamor por aconchego, e não há nada melhor do que um bom vinho, com aqueles que amamos acompanhado por um preparo culinário caprichado.

Situações de outono que pedem um bom vinho

Existem situações sociais específicas no outono que pedem um bom vinho, sendo as melhores:

  • Piquenique;
  • Jantar romântico;
  • Fondue com os amigos;
  • Almoços com os familiares aos finais de semana.

Piquenique

Quando se faz um piquenique, o comum é que se opte pelo consumo de sanduíches, embutidos, queijos e alguns petiscos.

Em momentos como esses, um Espumante Rosé Brut é uma ótima pedida de acompanhamento e harmonização com as opções gastronômicas citadas.

Jantar romântico

Sempre que as temperaturas diminuem, jantares românticos são boas opções e o menu pode variar de muitas maneiras.

Preparações como risotos acompanhados de carnes brancas ou vermelhas harmonizam com vinhos tintos, sendo o vinho iMorTali, uma ótima opção para acompanhamento.

Fondue com os amigos

Outro típico preparo gastronômico do outono e também do inverno é o fondue. Reunir os amigos para um fondue de queijo, de carne e também de chocolate é uma verdadeira diversão, além da garantia de boa comida.

Fondues geralmente, pedem vinhos encorpados e que tenham um toque de personalidade, por isso, harmonizar esse preparo gastronômico com vinhos da família Maestria, que incluem Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon / Merlot, são ótimas opções.

Almoço com os familiares aos finais de semana

O período de transição fornecido pelo outono remete ao aconchego, e naturalmente faz com que as pessoas busquem por proximidades com seus parentes e familiares.

Almoços familiares aos finais de semana se tornam constantes no outono e normalmente incluem grandes quantidades de comidas, tais como feijoadas, churrasco, massas ou assados suínos, por exemplo.

Uma boa opção de harmonização para as opções culinárias é o Espumante Branco Brut.

Opções culinárias de outono que harmonizam com vinhos

No tópico anterior, mostramos situações comuns do outono que harmonizam com vinhos específicos.

Agora, vamos mostrar algumas receitas que são melhores aceitas nas amenas temperaturas dessa deliciosa estação, que podem (e devem) ser apreciadas com um vinho de qualidade.

  1. Nhoque

Nhoque de batata ou mandioca, acompanhados de queijos ralados e molhos vermelhos são ótimas opções para o outono.

A harmonização perfeita para esse tipo de prato é um vinho tinto leve como é o caso da linha Sarau e o Maestria Pinot Noir.

  1. Risoto com queijo

Risotos são deliciosos, mas quando feitos à base de queijos específicos, como Brie, Gorgonzola, Roquefort ou Camembert, se tornam ainda mais especiais.

A harmonização, nesse caso se dá com um vinho branco de qualidade, sendo o Chardonnay e o Sauvignon Blanc Santa Augusta, uma ótima combinação.

  1. Creme de abóbora

Cremes de abóbora são opções culinárias curinga, pois combinam com diversos acompanhamentos, tais como carne seca, carne suína e até mesmo carnes de aves.

A harmonização nesse caso, fica por conta de um vinho tinto de expressão, sendo o Maestria Merlot, uma opção mais do que perfeita.

E concluindo

Agora que você já sabe o porquê de o outono ser a estação ideal para vinhos é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui.

Que tal agendar um piquenique na Vinícola Santa Augusta? Consulte as opções através do telefone (49) 3551-7333. Vamos adorar recebê-lo!

Compartilhe

plugins premium WordPress