Vinhos e festas juninas: A combinação perfeita

Infelizmente nesse ano não teremos as famosas e deliciosas festas juninas por conta da presença do novo coronavírus, isso não é motivo para deixar de comemorar. É totalmente possível aproveitar um clima junino no conforto e segurança de casa e ainda saborear um bom vinho!

Se interessou nessa proposta? Então não deixe de ler nosso artigo de hoje. Está imperdível!

A origem da festa junina

A festa junina possui origem rural e nasceu há muitos séculos, na Europa, como forma de celebração e agradecimento à fartura da colheita. Está relacionada também, ao solstício de verão no hemisfério norte, ou seja, o dia em que o sol, ao meio dia atinge seu ponto mais alto no céu e com isso, se tem o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Com o passar dos anos, essa festa, originariamente pagã, ganhou cunho religioso e chegou ao Brasil, durante o período colonial trazida é claro, pelos portugueses. Como muitos sabem, a festa junina é uma tradição popular, onde comemoram-se os santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro!

Essa animada festa tem como marca as roupas caipiras, as bandeirinhas, a música, a fogueira, a quadrilha e claro: As comidas típicas, que muitas vezes são acompanhadas de vinho!

Vinhos e festa junina: A harmonização perfeita

Festa junina combina com vinho? Com certeza!

Afinal, não existe bebida mais festiva para acompanhar o ritmo animado e a variedade de sabores presentes à mesa nessa festa. A seguir, vamos mostrar os principais pratos servidos nessa festividade e quais vinhos podem ser utilizados para harmonização.

Cuscuz

O cuscuz clássico é famoso por conter em sua composição carne, ervilhas, palmito, ovos e demais vegetais, além de sua massa ser feita com farinha à base de milho. Alguns podem até mesmo ser picantes.

Nesse caso, a harmonização perfeita se dá com vinhos brancos à base de uvas Chardonnay, tal como o Vinho Branco Chardonnay Santa Augusta.

Caldo verde

O conhecido caldo verde é outra receita que não pode faltar nas festas juninas. Feito com couve e linguiça a harmonização se dá preferencialmente com vinhos tintos. Nesse caso, duas ótimas opções são o Vinho Tinto Cabernet Sauvignon/Merlot Maestria e o Vinho Tinto Pinot Noir Maestria.

Pamonha

Para acompanhar uma pamonha salgada recheada o ideal é optar por um espumante mais untuoso capaz de promover um equilíbrio perfeito ao prato em ocasião. Duas boas opções são o Espumante Brut branco e brut rosé Santa Augusta.

Pé de moleque

O pé de moleque é mais uma receita indispensável, simples e fácil de ser feito, que harmoniza de maneira deliciosa e equilibrada com um espumante igualmente doce. Assim, duas ótimas opções são o Moscatel Essenza e Moscatel Santa Augusta

Arroz doce

Outra receita mais do que típica nas festas juninas é o arroz doce, sempre acompanhado de canela, essa deliciosa opção pode ser harmonizada com um delicioso espumante que tenha presença e não seja tão doce. Nesse caso, as melhores opções são os espumantes Demi sec branco e demi sec rosé Santa Augusta.

Mesa farta

Mas caso sua ideia seja uma fazer um pouco de cada coisa, misturando tanto os pratos doces quanto salgados, então a opção é buscar um espumante que seja coringa.

Nesse caso as melhores opções são: Espumante Brut Branco Santa Augusta ou o Espumante Nature Rosé Santa Augusta, que são equilibrados e não destoam dos alimentos.

É só preparar a festa

Depois dessa verdadeira aula de harmonização, é chegada a hora então de escolher suas comidas e preparar uma festa junina caseira. Embora não possamos estar todos reunidos no momento, tradições não podem morrer, não é mesmo? 

Além disso, comer algo gostoso e beber um vinho de qualidade é algo que todos merecem!

Para fazer as melhores harmonizações, que tal visitar nossa boutique? Com diversos rótulos de vinhos especiais, é só escolher os seus rótulos favoritos. Mantenha aceso o clima das festas juninas com os Vinhos da Santa Augusta!

Compartilhe

plugins premium WordPress