Espumante Nature, Brut, Demi-Sec e Moscatel: Saiba qual escolher

Vinhos borbulhantes, os famosos espumantes ainda confundem a cabeça de muita gente. Mesmo com o passar dos anos, com maior acesso à informação de qualidade sobre esse tipo de bebida, sempre há quem faça confusão e até mesmo não tenha a menor ideia de qual bebida escolher na hora de uma celebração especial, ou até mesmo durante um jantar onde o processo de harmonização pode fazer toda a diferença.

O texto de hoje vai mostrar a diferença entre os espumantes mais conhecidos e dar dicas de situações nas quais eles podem ser utilizados.

Quer aprender um pouco mais sobre espumante? É só ler o nosso conteúdo a seguir.

Qual é o melhor espumante que existe?

Sempre quando se fala de bebidas, esse tipo de questionamento vem à mente: Qual é a melhor? No caso dos espumantes, essa pergunta também é muito repetida.

E a resposta é bem simples: O melhor espumante é aquele que mais te agrada, ou seja, é aquele que você gosta.

Entretanto, no caso dos espumantes existe uma grande variedade de bebidas capazes de agradar os mais distintos e até mesmo, exigentes paladares.

Dentre os mais conhecidos e consequentemente consumidos estão:

  • Nature;
  • Brut;
  • Demi-Sec;
  • Moscatel.

Falaremos agora, sobre a individualidade de cada um deles.

Espumante Nature

O espumante do tipo nature recebe esse nome que é proveniente da palavra natural. Em cada litro desse tipo de bebida, existe uma concentração de cerca de 3 gramas de açúcar, essa quantidade é o resíduo proveniente do seu processo de fermentação natural.

Espumante Brut

O espumante Brut possui maiores concentrações de açúcar por litro, podendo haver entre 8 e 15 gramas do ingrediente em 1 litro da bebida. Atualmente, ele é comercializado como sendo o espumante seco mais comum e apreciado pelas pessoas.

Por conta de todo esse marketing, o espumante Brut, pode ser facilmente encontrado em mercados. Sommeliers afirmam que para quem gosta de bebidas secas, o Brut é o espumante ideal.

Espumante Demi-sec

O espumante do tipo Demi-Sec possui doses de açúcares totalmente variáveis em sua composição. De acordo com seu processo de produção, em um litro desse tipo de bebida, os níveis do ingrediente se encontram em uma faixa que varia entre 20 e 60 gramas.

O Demi-Sec, é recomendado para pessoas que possuem um paladar afável ao doce, mas em quantidades controladas e também, aqueles que não toleram bebidas secas.

Por conta de sua variação açucareira, esse tipo de espumante é conhecido por ser amplamente comercializado e consumido.

Em escalas de espumante, o Demi-sec é considerado um marco entre o espumante Brut e o Moscatel.

Espumante moscatel

E por fim, temos o espumante moscatel. Esse é o espumante mais doce que existe, com doses de açúcar superiores a 60 gramas por litro. Popularmente, por conta de sua doçura, e como não poderia ser diferente, ele é conhecido como espumante doce.

Harmonização de espumantes, aprenda como fazer

Uma das melhores maneiras de se apreciar um espumante se dá através da harmonização com pratos e momentos especiais. Por isso, vamos mostrar situações específicas que irão ajudar a escolher o espumante correto.

Escolhendo o Espumante Nature

Por conta de sua baixa concentração de açúcar, o espumante do tipo nature combina com preparos culinários de origem animal, como carnes vermelhas, peixes assados e até mesmo carnes de porco, como lombo.

Esse tipo de espumante cai muito bem com ocasiões importantes, como um jantar a dois ou uma reunião de negócios.

Optando pelo Espumante Brut

Já o Brut, como mostramos, possui quantidades maiores de açúcar do que o Nature, e é uma ótima opção, pois pode agradar tanto quem gosta de vinho seco, quanto quem tem leve apreço pelo doce.

O espumante brut, combina com queijos e petiscos, podendo ser consumido durante uma confraternização com os amigos.

Elegendo o Espumante Demi Sec

Com maiores quantidades de açúcar do que os anteriores, o espumante do tipo demi sec é uma aposta certeira quando o consumo alimentar é um pouco mais natural, como saladas do tipo caesar ou então frutos do mar. Essa bebida é muito consumida durante as férias.

Decidindo pelo moscatel

O moscatel é indicado para quem realmente gosta de doce.

Por conta da quantidade de açúcar em sua composição, esse tipo de espumante é bem quisto para acompanhar os diferentes tipos de fondues no inverno ou então para o preparo de sangrias durante as festas de verão, como natal, réveillon e carnaval.

Outra opção interessante é combinar o moscatel com frutas igualmente doces, para que haja um equilíbrio dos níveis de açúcar fazendo com que os sabores não acabem se sobrepondo.

Como é fácil notar, existe um espumante para cada situação e as formas de combinação são as mais variadas possíveis.

Agora que você já sabe como escolher um espumante, não guarde essas informações, compartilhe esse artigo para que seus amigos e familiares também possam aproveitar os prazeres que só espumantes podem propiciar.

Para mais informações, acesse o nosso catálogo e celebre os seus momentos em grande estilo!

Compartilhe

plugins premium WordPress